A equipe Malizia (GER) venceu a Corrida Portuária de Alicante após uma frenética batalha na qual quatro dos cinco barcos da IMOCA lideraram em algum momento nesta regata imprevisível e de quebra de nervos.
A Biotherm (FRA), capitaneada por Paul Meilhat, teve o melhor começo em cerca de 9 nós de vento. No entanto, a escolha de uma vela de proa menor (J2) funcionou bem para a 11th Hour Racing Team (EUA), comandada hoje por Simon Fisher. O barco americano tomou uma ligeira vantagem na primeira marca de curso.
No final da segunda etapa, a tripulação de Simon Fisher escolheu continuar a estibordo por 200 metros antes de colocar seu gybe. Enquanto isso, os dois barcos atrás, Team Holcim – PRB (SUI) e GUYOT Environnement – Team Europe, imediatamente gybed a esta segunda marca e assumiram a liderança.
Mas, na perna de vento para cima, tudo mudou novamente. Um grande deslocamento do vento para a esquerda e uma brisa caindo fizeram Escoffier cair para trás, enquanto os demais barcos aproveitavam a mudança na direção do vento. Pela segunda vez, as classificações foram viradas de cabeça para baixo.
Do quarto lugar, a equipe Malizia assumiu a liderança por alguns minutos, antes de ser superada pela 11th Hour Racing Team, que subiu do último para o primeiro lugar.
Pescoço e pescoço na próxima amurada, o barco alemão ultrapassou os americanos e tomou uma liderança que Herrmann e a tripulação da Malizia segurariam até o final.
“É ótimo vencer hoje porque tivemos que trabalhar muito para chegar ao início desta corrida depois de substituir nossas chapas na semana passada”, disse Will Harris da Malizia. “Foi uma corrida realmente complicada. O vento estava entre 15 e 2 nós. Acho que realmente mostramos que somos muito adaptáveis. Trabalhamos duro para acertar o barco e trabalhar bem como uma equipe”.
“Ficou mais intenso após a primeira volta onde conseguimos encontrar algum vento extra e passar os barcos que estavam à frente. Percebemos que tínhamos que velejar em um modo muito mais alto e conseguimos ficar a favor do vento enquanto os outros estavam um pouco presos. Muito bem feito para Nico (Lunven) e Boris (Herrmann) por terem encontrado o vento e as táticas certas.
O Skipper Charlie Enright, que se retirou da corrida como medida de precaução devido a um teste COVID positivo, viu sua equipe da 11ª Hora de Corrida cruzar a linha de chegada em segundo lugar, com Simon ‘SiFi’ Fisher como skipper do dia.
“A melhor coisa que podemos tirar de hoje é que estivemos na frente da corrida, mas também na retaguarda, às vezes. As emoções, o temperamento, a atitude, a confiança a bordo, nunca vacilaram”, disse SiFi.
“Obviamente, eu teria preferido começar o dia com o Charlie a bordo. Ele é uma parte muito importante desta equipe e tem trabalhado muito para que isso aconteça. Desejei de todo o coração que ele estivesse conosco esta manhã, mas infelizmente não funcionou dessa maneira. Entretanto, estou muito feliz por termos feito um bom trabalho em seu nome e deixado a primeira posição no pódio para que ele subisse quando retornasse”.
A Biotherm terminou em terceiro lugar, com o quarto lugar indo para Guyot Environnement – Team Europe (FRA/GER).
“Foi ótimo estar finalmente na largada e foi um momento mágico para estar correndo”. Tivemos um começo muito bom e o terceiro lugar é bom para nós”, disse Damien Seguin da Biotherm.
Quanto à Equipe Holcim – PRB (SUI), a equipe de Escoffier foi maltratada por um vento caprichoso e pode se considerar azarada por ter perdido a liderança como o fez. Os suíços se consolarão com o fato de que nos próximos seis meses ao redor do mundo, a sorte deve mudar nesta frota competitiva, mas hoje os deuses do vento decidiram sorrir para a Equipe Malizia.
Resultados e pontos
- Equipe Malizia, 5 pontos
- 11ª Hora Equipe de corrida, 4 pontos
- Biotherm, 3 pontos
- Ambiente de trabalho – Equipe Europa, 2 pontos
- Holcim-PRB – não terminou, 0 pontos