Matheus Gonche aprova desempenho no U.S Open de Natação

0
164
Foto: Divulgação

Nadador olímpico desembarcou em São Paulo (SP) após última competição do ano

O nadador olímpico Matheus Gonche desembarcou neste domingo (4) em São Paulo (SP) depois de sua participação no U.S. Open, em Greensboro, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A competição foi realizada entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro e reuniu os principais atletas norte-americanos na competição nacional.

O atleta do SESI SP nadou os 100m borboleta e os 200m borboleta, neste último, terminou na sexta colocação da prova com o tempo de 2min02s60. O vencedor foi o norte-americano Nicolas Albiero com 1min56s32.

Natural de Resende, no Rio de Janeiro, Matheus participou pela primeira vez da competição, que foi realizada em piscina longa, de 50 metros. 

“A competição foi desafiadora, não estava 100% nas provas mas fiquei feliz por ter participado pela primeira vez da competição. O U.S. Open foi com certeza um torneio de muitos aprendizados para mim”, contou Matheus Gonche. 

O ano de 2022 foi de grandes resultados para o nadador, que depois de ter sido olímpico em 2021, em Tóquio, voltou a nadar bem e manteve resultados constantes ao longo da temporada. Gonche foi campeão brasileiro das provas de borboleta neste ano.

No Troféu Brasil de Natação ele dominou as provas de borboleta, vencendo os 100 m borboleta e os 200m borboleta.

Com o desempenho conseguiu a vaga para seu seu primeiro Campeonato Mundial Absoluto da FINA – Federação Internacional de Natação em 2022 em Budapeste, na Hungria. No Mundial, Gonche nadou três provas: 100m borboleta, 200m borboleta e fez parte do revezamento 4x100m medley masculino brasileiro.  

“Foi um ano cheio de desafios e de muito aprendizado para mim, foi um ano especial. Voltei a ser campeão brasileiro das provas de borboleta, fui convocado para o Mundial, fiz bons resultados também em piscina curta. Infelizmente acabei ficando doente, o que acabou tornando o ano cheio de reviravoltas e superação. Foi um ano atípico mas também proveitoso”, disse o nadador de 23 anos.

Nos 100m borboleta, Gonche fez o tempo de 52s27 e terminou na 18ª colocação da prova, sendo o segundo reserva para as semifinais. O atleta nadou os 200m borboleta e terminou na 33ª colocação, com o tempo de 2min01s65. No revezamento 4x100m medley masculino, os brasileiros terminaram na 10ª colocação da prova, com o tempo de 3min34s66. 

Matheus nadou também duas etapas da Copa do Mundo de Natação da FINA (Federação Internacional de Natação). O nadador participou de duas etapas da competição, a primeira aconteceu em Toronto, no Canadá, em que chegou à final dos 200 metros borboleta, e a segunda em Indianápolis, nos Estados Unidos. 

“Ano que vem será ainda melhor. Vou continuar treinando e focando nos resultados para que essa caminhada até Paris 2024 continue. Agradeço aos meus patrocinadores e ao SESI SP por sempre estar junto comigo em todos os momentos da carreira”, finalizou. 

Este ano, Gonche participou ainda dos Jogos Sul-Americanos de 2022. No evento continental disputado em Assunção, no Paraguai, ele faturou a medalha de ouro nos 100m borboleta e no revezamento 4x100m medley, além da prata nos 200m borboleta.  

Sobre Matheus Gonche

Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e pela Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ), foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 metros borboleta nas categorias de base da natação.

Ele estreou em seus primeiros Jogos Olímpicos na Olimpíada do Japão na manhã do dia 29 de julho, no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta e fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73.

Na seletiva olímpica, realizada em abril de 2021, Gonche nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga. O nadador foi o único da equipe paulista confirmado em provas individuais.

Acesse o site do atleta

www.matheusgonche.com.br