Transformação social é o alvo da Escolinha de Triathlon em Cascavel

0
34

Talento da modalidade descoberto no núcleo de Cascavel, o adolescente Luan mudou sua realidade e é campeão dos Jogos Escolares nos 50m livre da natação

 

Mais do que as medalhas e pódios, a grande conquista da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é fazer do esporte um agente transformador da sociedade. Em Cascavel, o projeto já mudou a vida do jovem Luan da Silva Melo, campeão municipal dos Jogos Escolares do Ceará nos 50m livre da natação.

A história de Luan, de 14 anos, se confunde com a de muitos meninos e meninas de regiões com vulnerabilidade social. Vindo de uma família grande de dez pessoas na periferia de Cascavel, Luan perdeu o pai em 2019. Com o impacto da perda, desenvolveu um comportamento agressivo, que chegou a afastá-lo da Escolinha de Triathlon no início do projeto. Até a intervenção do professor Edvando Pascoal.

“O Luan ficava sempre por perto, vendo os outros alunos treinarem. Um dia, perguntei a ele se queria voltar, e ele disse que sim. Era um adolescente danado, como dizemos por aqui, mas conversamos muito, ficamos amigos, e hoje ele está bem mais disciplinado, gostando do triathlon. É um aluno com muito talento”, conta o professor Edvando Pascoal, do núcleo Cascavel da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Com a educação como principal bandeira, o projeto exige boas notas na escola para a participação das crianças e adolescentes. E Pascoal batalhou para que o jovem Luan retomasse o caminho da sala de aula. “Sempre oriento ele a não faltar às aulas, a se dedicar. Também estou sempre em contato com a diretora do colégio dele, e conseguimos adaptar as situações.”

Para Lauzineide da Silva Melo, 34 anos, mãe de Luan, o projeto era a oportunidade que o menino precisava para encontrar um novo rumo. “Ele era muito rebelde, e mudou bastante. Está até indo bem na escola”, elogia.

Luan já está classificado para a fase estadual dos Jogos Escolares do Ceará, em junho, representando Cascavel e a Escolinha de Triathlon Formando Campeões. “O objetivo do projeto não é competitivo, é social. Ainda assim, eu procuro mostrar para os alunos que, se eles gostarem mesmo do esporte e se dedicarem, o triathlon pode ser uma grande oportunidade”, reforça o professor Edvando Pascoal.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Cascavel, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio do Centro Comunitário do Coqueiro. O projeto tem patrocínio de Aço Cearense, Grupo Edson Queiroz, Lunelli e WestRock.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões