L’Étape Rio de Janeiro Santander entra no último lote de inscrições

0
234
Foto: Divulgação L'Étape Rio

Evento, chancelado pelo Tour de France, conta com dois percursos pela Cidade Maravilhosa

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro recebe o L’Étape Rio de Janeiro Santander, chancelado pelo Tour de France. O evento, que conta com a estrutura e padrão já considerados uma das melhores provas da América Latina, será realizado entre os dias 24 a 26 de junho de 2022 e entrou nesta emana no último lote de inscrições. As inscrições podem ser feitas através do site: https://letaperio.com.br/.

Os dois trajetos: de 46 km e outro de 102 km, serão realizados na mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, que será fechada para os ciclistas do L’Étape Rio Santander.

Além dos percursos os atletas podem vivenciar a experiência muito próxima ao do ciclista profissional, do momento da retirada do kit atleta no Village à chegada de prova, tudo proporcionadas pela chancela do Tour de France.

“É meu primeiro L’Étape Rio e minha primeira prova desse tipo na minha cidade. O primeiro ponto a destacar é a oportunidade de pedalar com segurança, pistas fechadas só para os ciclistas. Outro ponto é sentir o gosto de uma prova mais longa e com muitos competidores, é uma experiência que todos deveriam ter!”, diz Allan Mehlinsky, ciclista carioca que fará sua estreia no L’Étape Rio Santander.

Trajeto pela Cidade Maravilhosa  

No percurso, os atletas vão largar na Marina da Glória, seguindo pela orla em direção às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde irão apreciar o nascer do sol na beira mar isolada para o ciclismo nacional.

Ao terminar a orla do Leblon, o trajeto segue direto para contornar o Jardim Botânico e iniciar uma das mais famosas subidas do Rio de Janeiro – a subida da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador, via estrada Dona Castorina -, a mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio e que agora será fechada para os ciclistas do L’Étape Rio Santander.

“Todos ansiosos por essa prova e pelo percurso que com certeza será maravilhoso e com vistas maravilhosas em todos os trajetos!”, conta Allan Mehlinsky.

“Eu já ouvi algumas pessoas dizendo que não pedalam para competir, e sim por lazer ou saúde. Acredito que o L’Étape é uma prova para todos, desde aquele que curte um pedal mais leve até os mais competitivos. Sem contar a oportunidade de pedalar na Cidade Maravilhosa sem carros na rua! Sem igual!”, completa o ciclista, empolgado com a sua participação.

Logo no início da subida, ao passar o portal de entrada do Parque Nacional da Tijuca, inicia-se o desafio cronometrado de Rei e Rainha da Montanha Strava. A subida em direção aos “alpes cariocas” começa via estrada Dona Castorina, passando por dentro da Floresta da Tijuca, uma reserva ambiental riquíssima, com diversas atrações e programas para estar em meio à natureza.

Pedalar por essa estrada subindo em direção à Vista Chinesa é vista como um dos momentos mais desafiadores e bonitos da prova. Os atletas do percurso completo seguem pelo alto das montanhas sentido Estrada da Canoas, passando pela Casa do Prefeito e descendo até o retorno da prova, no famoso Mirante de Canoas.

Ao iniciar o retorno, mais um desafio: em uma estrada de concreto, com a floresta da Tijuca no entorno e com mais inclinação, o desafio se torna ainda mais técnico. Uma pedalada que ficará na memória de todo ciclista.

L’Étape Brasil Santander

A primeira edição do L’Étape Brasil Santander by Tour de France foi em 2015 na cidade paulista de Cunha. Desde 2018, a prova é realizado em Campos do Jordão (SP) e no ano passado desembarcou na cidade Maravilhosa.

A oitava edição da prova no interior de São Paulo será realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Campos do Jordão (SP).As inscrições e os mapas de percurso estão disponíveis no site oficial do evento: https://letaperio.com.br/

Mais informações:

L’Étape Rio Santander

Site oficial – https://letaperio.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letaperio

Instagram – https://www.instagram.com/letape_rio/

L’Étape Brasil Santander

Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/

Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ

Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1