Escolinha de Triathlon muda realidade de crianças de Cascavel

0
349
Visita de Juraci Moreira encerra temporada de triathlon em Cascavel (Neto Silva)

Apenas três meses foram necessários para o triathlon transformar radicalmente a realidade de crianças e adolescentes de Cascavel, em Caucaia. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, jovens em situação de vulnerabilidade social ganharam estatura, massa muscular e resistência física, aprenderam as técnicas e histórias de uma modalidade olímpica “três em um”. Mas a maior conquista foi no comportamento, com alunos mais disciplinados, solidários, comprometidos com os estudos e apaixonados pelo esporte.

A temporada de estreia da Escolinha de Triathlon em Cascavel foi encerrada com uma visita especial de Juraci Moreira ao núcleo cearense, no início do mês. Um dos ícones da modalidade no Brasil, com participação em três Olimpíadas, Juraci é também o gestor do projeto. Em Cascavel, ele conversou com a garotada sobre sua experiência e pôde acompanhar de perto a evolução de cada um. Os alunos ainda foram divididos em dois grandes grupos, um comandado por ele e outro pelo professor Fransuélio Falcão, para um simulado de duathlon no açude.

“Nós demos a largada no simulado de duathlon com uma disputa entre o Juraci e eu, para depois as duas equipes competirem entre si. Reunimos os dois turnos da Escolinha, o da manhã e o da tarde. Foi um dia de muita diversão e inspiração para as crianças”, conta o professor Fransuélio Falcão. No final, todos ganharam cestas básicas de Natal para ajudar suas famílias.

O núcleo de Cascavel é um dos mais recentes da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, que já soma 15 unidades em todo o Brasil. Em atividade desde setembro, atende 50 crianças e adolescentes no Centro Comunitário do Coqueiro, com piscina e acessórios para os treinos na água, bicicletas de uso compartilhado e outros equipamentos. O açude próximo da sede do projeto também é utilizado para alguns treinos.

“O maior foco do projeto é a educação. Por isso, busco fortalecer o tripé família, projeto e escola, aproximando os pais e os professores dos alunos, com muito diálogo e troca de informações. E sou bastante exigente com a disciplina, com noções de organização, de respeito”, explica Fransuélio. “Nos treinos, eu quero não só desenvolver as técnicas e o desempenho físico, mas fazer com que os alunos compreendam cada exercício, que saibam os nomes e entendam o que estão fazendo.”

O trabalho já revelou alguns alunos com potencial para o esporte. Foi o caso do jovem Marcelo, de 15 anos. Com 1,80m de altura, ele mostrou habilidade na corrida, e foi levado pelo professor para uma competição na cidade. “Eu mesmo o busquei em casa e levei de volta, depois da prova. Ele ficou muito satisfeito em participar, e muito entusiasmado com seu desempenho. E já virou referência para os mais novos, que também querem participar de provas”, diz o professor.

 

Metas para 2022

Levar os alunos para disputar competições é um dos objetivos para 2022, no núcleo Cascavel da Escolinha de Triathlon. A ideia é inspirar as crianças, por meio do exemplo dos alunos mais velhos, e fortalecer o vínculo com o esporte. Outra ideia, já colocada em prática, é desenvolver o senso de responsabilidade da garotada, com a definição de monitores.

“Em toda aula, eu escolho dois alunos para serem monitores de esporte, para cuidar dos equipamentos de treino. Outros dois alunos são monitores de lanche e outros dois são monitores de limpeza, para ajudar a deixar o local do treino em ordem e ver se estão todos contribuindo com a organização. É uma forma de dar mais responsabilidade a eles”, explica Fransuélio Falcão.

Atleta amador de natação, corrida e triathlon, professor de natação, com vários anos de experiência em projetos sociais, Fransuélio Falcão tem ainda um outro sonho para os alunos da Escolinha. Ele quer fortalecer o convívio familiar das crianças, muitas delas em situação de vulnerabilidade social, e ao mesmo tempo difundir os benefícios do esporte. Para isso, pretende instituir um dia de treinos no mês com a participação dos pais. “Muitos deles nunca fizeram nem uma caminhada ao lado dos filhos. Acaba sendo um trabalho de educação com os pais, também”, destaca.

 

Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Cascavel, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio do Centro Comunitário do Coqueiro. O projeto tem patrocínio de Aço Cearense, Grupo Edson Queiroz, Lunelli e WestRock.