Com fábrica no Brasil, Grupo Azimut-Benetti é eleito líder mundial em produção de iates de luxo

0
628
CEO da Azimut Yachts, Francesco Caputo.Foto Fernanda Toigo.

Pelo 22º ano consecutivo, a fabricante Azimut-Benetti se mantém na liderança do ranking anual do Global Order Book elaborado pela Boat International. Com mais de 50 anos de história, Grupo tem matriz na Itália e unidade produtiva no Brasil desde 2010.

 

Dezembro, 2021 – Considerado o ranking anual dos maiores produtores mundiais de iates, o renomado Global Order Book, organizado pela conceituada revista de iates Boat International, elegeu em primeiro lugar o Grupo Azimut-Benetti (que detém as marcas Azimut Yachts e Benetti Yachts) como maior construtor mundial de iates com mais de 24 metros de comprimento. Com um número recorde de 128 projetos, totalizando mais de 4,6 mil metros de comprimento construídos no último ano, o grupo lidera o segmento pelo 22º ano consecutivo e confirma sua posição graças aos modelos inovadores, design e soluções para reduzir o consumo e as emissões de poluentes.

Com cinco estaleiros na Itália e um no Brasil, instalado em 2010, o grupo confirma investimentos em pesquisa e desenvolvimento de mais de 100 milhões de euro no período de três anos. Para a vice-presidente executiva do Grupo Giovanna Vitelli, a intenção é continuar trazendo soluções cada vez mais sustentáveis.

Giovanna Vitelli_Vice President AB Group_ritratto

“É um orgulho ver que a estratégia industrial definida pela empresa, baseada no desenvolvimento de produtos cada vez mais inovadores e visionários, continua a se mostrar bem-sucedida. Hoje, nosso maior desafio é continuar as pesquisas sobre sustentabilidade ambiental. Após atingirmos definitivamente o nosso objetivo de redução do consumo (em pelo menos 40%) e emissões, através do uso de fibra de carbono, cascos e sistemas de propulsão otimizados, estamos trabalhando em outras soluções técnicas para oferecer iates cada vez mais respeitadores do meio ambiente”, explica.


R$ 5,3 bilhões de faturamento

Em termos globais, o Grupo Azimut-Benetti fechou a temporada náutica (agosto 2020 a 31 de agosto 2021) com um valor de produção de 850 milhões de euros (o equivalente a mais de R$ 5,3 bilhões). Além disso, entregou 245 embarcações, com destaque aos megaiates acima de 80 pés, que somam cerca de 570 milhões de euros do valor total.

A filial produtiva no Brasil também acompanha o ritmo de desenvolvimento do Grupo. A unidade brasileira, localizada em Santa Catarina (Itajaí), produz embarcações da marca Azimut Yachts de 51 a 90 pés, instalada desde 2010 no país, já superou a marca de 350 embarcações produzidas em território nacional e desses, mais de 28% foram exportados. Nessa temporada náutica a fábrica Brasil teve um crescimento de 40% em vendas (incluindo iates entregues e os que serão entregues nos próximos anos).

  “Apesar de ainda jovem na área náutica, o mercado brasileiro evoluiu de forma considerável em termos de consumo, especialmente a procura por embarcações acima de 80 pés. Para se ter uma ideia, o nosso maior modelo fabricado no país, a Azimut 27 Metri (cerca de 90 pés), que tem o equivalente a 350m² de área, já tem oito unidades vendidas e outras negociações em andamento”, explica o CEO da Azimut Yachts, Francesco Caputo.

Outra novidade que reflete em projeções promissoras para os próximos anos é o início da fabricação de embarcações da mundialmente consagrada linha esportiva de luxo Atlantis. Com a primeira unidade da embarcação Atlantis 51 entregue em 2021 e que marca a entrada da categoria “open” com HT (hard top), no portfólio da fábrica da Azimut no Brasil, a fábrica irá abastecer o mercado brasileiro e outros quase 80 países em que o Grupo tem representação. Dessa forma, a produção de barcos na fábrica brasileira deve dobrar nos próximos três anos.


 Azimut Yachts

Azimut Yachts é uma marca do Grupo Azimut-Benetti com matriz na Itália. Com suas coleções Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S e Grande, oferece a maior variedade de iates de 34 a 120 pés. Está presente em cerca de 80 países por meio de uma rede de 128 centros de vendas e assistência. Além disso, conta com fábrica no Brasil desde 2010, que produz embarcações entre 51 a 90 pés.

www.azimutyachts.com.br