Natação: Matheus Gonche encerra ano olímpico no Brasileiro Júnior de Verão

0
281

Competição será realizada no Rio de Janeiro (RJ) até sábado (11)

O atleta olímpico Matheus Gonche participa a partir desta terça-feira (07) do Campeonato Brasileiro Sênior, o Troféu Daltely Guimarães, que será realizado na piscina do Clube de Regatas do Flamengo.

Em sua última competição do ano, Gonche nadará quatro provas individuais: 100 e 200 metros livre e 100 e 200 metros borboleta. Ao todo a competição reunirá 520 atletas, sendo 395 juniores e 125 sêniores.

“A expectativa para o evento é de fazer uma competição boa, estou vindo de uma competição com um nível super forte, então a estratégia é usar a preparação nos Jogos Pan-Americanos Júnior e nadar muito bem”, comentou o atleta de 22 anos.

Natural de Resende (RJ), o nadador conquistou quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior,  em Cali, na Colômbia, no início do mês. Ele venceu os 200 metros borboleta e ficou em segundo lugar na prova dos 100 metros borboleta, além de ter ajudado o time brasileiro a conquistar o ouro no revezamento 4×100 metros medley misto e a prata no 4×100 metros medley masculino.

“O ano foi bem positivo! Eu consegui uma vaga na Olimpíada, no Japão. Consegui participar e ganhar medalha nos Jogos Pan-Americanos Júnior. Consegui também a pré-convocação para os Jogos Pan-Americanos absolutos. Não foi uma temporada fácil, mas cheguei em novas marcas após muito esforço e treinos. Estou muito feliz”, finalizou Matheus.

No Campeonato Brasileiro Junior e Sênior, os atletas júnior nadarão as eliminatórias pela manhã e as finais à tarde, enquanto os sêniores nadarão em final direta pela manhã.

Na quarta-feira (08), Matheus nada os 200 metros livre e no dia seguinte será a vez dos 100 metros livre. Na sexta-feira, Gonche nada a prova que o classificou para seus primeiros Jogos Olímpicos, os 100 metros borboleta. No último dia de competição, sábado, ele nada os 200 metros borboleta. O nadador ainda pode fazer parte da equipe do SESI SP nos revezamentos.

A TV CBDA transmite todas as etapas do Campeonato Brasileiro Junior e Sênior, com eliminatórias sempre às 9h e finais às 17h30. Assista ao evento pelo site da TV CBDA aqui: tvcbda.tvnsports.com.br.

Na seletiva olímpica, realizada em abril, Matheus nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, além de ter nadado abaixo do índice para o Pan-Americano Júnior.

Sobre Matheus Gonche

Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ), foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 metros borboleta nas categorias de base da natação.

Ele estreou em seus primeiros Jogos Olímpicos na Olimpíada do Japão na manhã do dia 29 de julho, no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta e fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73.

Na seletiva olímpica, realizada em abril, Gonche nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga. O nadador foi o único da equipe paulista confirmado em provas individuais.

Acesse o site do atleta
www.matheusgonche.com.br