Escolinha de Triathlon fomenta desenvolvimento da comunidade de Caucaia

0
241

O nadapedalacorre colocou toda a comunidade de Caucaia em movimento. Com a Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, crianças e adolescentes trocaram o sedentarismo por hábitos e comportamentos mais saudáveis. E, por meio delas, muitas famílias ganharam acesso à informação de qualidade e orientação, impulsionando o desenvolvimento social da região.

A Escolinha de Triathlon chegou ao Ceará em agosto de 2020, após cinco anos como referência na formação de cidadãos por meio do esporte no Paraná. Em Caucaia, o primeiro desafio foi apresentar o esporte a uma garotada sem outra atividade de lazer além do “Free Fire”, jogo de videogame que virou uma febre mundial entre os jovens. Em dois anos, os alunos perderam gordura corporal e desenvolveram o físico.

“Somos o único projeto esportivo atuante na região do litoral caucaiense. E a primeira mudança que chamou a atenção foi física. O aumento da estrutura óssea deles impressiona, porque em pouco mais de um ano eles cresceram bastante e já têm postura de atletas. Tenho muito orgulho de poder mostrar, por meio do esporte, a capacidade de cada um de evoluir”, destaca a treinadora Leidy Serafim.

Buscando o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, a Escolinha de Triathlon também envolve os pais na rotina de treinos. Por meio do projeto, eles tiveram acesso a avaliações médicas e orientação de nutricionistas sobre a alimentação dos alunos e suas necessidades. A mudança de hábitos impactou positivamente também as famílias.

 

Desenvolvimento social

A maior transformação, em dois anos, foi de comportamento. A criançada ficou mais responsável, dedicada aos estudos e interessada em ajudar tanto os colegas de escola como os familiares, nas tarefas de casa. Os pais também se comprometeram com o projeto. Além da mudança de hábitos, se mantém presentes na rotina dos filhos e em contato direto com os professores.

“Os efeitos da Escolinha de Triathlon sã tão importantes que transformam não só a vida dos alunos mas também a de suas famílias. Foi isso o que Juraci Moreira, nosso padrinho, idealizou. Gerar inclusão social e desenvolver cidadãos de bem por meio do esporte. E isso não seria possível sem o envolvimento direto da Aeris Energy como uma empresa que gera milhões de empregos na região e apoia o projeto como patrocinador oficial”, lembra a professora Leidy Serafim. “Sou muito feliz em fazer parte de toda essa evolução.”

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões