Coluna da Michele Gargano: É normal o pelo do meu pet cair?

0
87
Michele Gargano CRMV-RJ 16.777, médica veterinária formada pela UFRRJ, especializada em prevenção e co-fundadora da empresa Chama Vet (atendimento veterinário domiciliar no Rio de Janeiro).

Se quando você pega seu peludo no colo ou varre a casa parece que seria possível fazer outro pet devido a quantidade de pelo que ele solta, esse texto é para você.

A queda de pelo é uma das principais queixas dos tutores em relação aos seus pets e, na maioria das vezes, resolver é mais simples do que se pode imaginar. Por isso, essas dicas vão ajudar você  e o seu pet.

A escovação diária do pelo é muito importante, pois além de eliminar os pelos antes deles caírem pela casa ou nas roupas, ativa a circulação sanguínea, levando mais nutrientes para a pele e  pelo, aumentando a imunidade de ambos e consequentemente caindo menos pelo.

Suplementos específicos para pele e pelo também são muito eficazes, deixando-os mais saudáveis, diminuindo a queda.

O shampoo correto, provavelmente, é o calcanhar de Aquiles da maioria dos tutores, pois com a diversidade desses produtos nos pet shops muitos ficam perdidos. A escolha do shampoo errado resseca muito o pelo e elimina a barreira natural de proteção da pele, aumentando as chances de doenças de pele. Se o seu pet não tem nenhuma doença na pele e pelo, de forma geral, para a escolha do melhor shampoo, procure um super premium, neutro e hipo alergênico  de uma marca confiável.

Shampoo ou sabonete humano, mesmo sendo para bebê, não são recomendados, o pH da pele  humana encontra-se em torno de 4,7 e 5,75. Já o pH da pele canina varia entre 5,86 e 6,45 e dos  felinos entre 7 e 7,5. Por isso, o shampoo deve ser respeitado para cada espécie.

Além desses itens, é extremamente importante uma ração de qualidade, pois é a base para manter a saúde do pet em dia.

Lembrar que durante o ano os pets trocam de pelo duas vezes: estação fria para quente (entreagosto e setembro) e quente para fria (entre abril e maio). Então, é normal uma queda de pelomaior nessa época.

Infelizmente, algumas doenças diminuem a imunidade do pelo e da pele, fazendo com que haja  uma queda mais acentuada. Por isso, é importante procurar orientação do médico veterinário  da sua confiança para diagnosticar alguma doença ou prescrever o melhor shampoo, ração,  suplemento e inclusive a escova ideal para o seu pet, a escolha certa desses itens, com certeza  vai fazer o seu peludo ficar ainda mais lindo.

 

Michele Gargano CRMV-RJ 16.777, médica veterinária formada pela UFRRJ, especializada em prevenção e co-fundadora da empresa Chama Vet (atendimento veterinário domiciliar no Rio de Janeiro).

NR: Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores