RIO DE JANEIRO : PROGRAMA PROSSEGUIR OFERECE BOLSA DE ESTUDOS PARA UNIVERSITÁRIOS NEGROS

0
775
  Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da terceira edição do Programa Prosseguir, até o dia 6 de dezembro. Idealizado pelo CEERT, o Programa ocorrerá de fevereiro a dezembro de 2021 e pretende desenvolver futuras lideranças negras, apoiando universitários de baixa renda, por meio de estratégias de fortalecimento e permanência acadêmica, além de promover o ingresso qualificado no mundo do trabalho.   Serão 60 bolsas no valor de R$ 600, além de um curso extracurricular, com enfoque em liderança, preparação para o trabalho, equidade racial e inglês, para estudantes negras e negros já matriculados na modalidade presencial de cursos de graduação e residentes nas regiões metropolitanas São Paulo (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). O resultado final será divulgado em fevereiro.
Realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Programa conta com o patrocínio do Itaú. Durante a formação, os estudantes terão aulas de inglês e também encontros que acontecerão aos sábados,com foco no mercado de trabalho e em relações raciais.
Para Yamara Garcia, que atua no desenvolvimento do programa, a iniciativa coloca em evidência futuras lideranças e disponibiliza possibilidades para que elas entrem em contato com o mundo do trabalho e que se conheçam. “A permanência dos jovens na universidade é também muito importante, devido à alta evasão dos estudantes negros, ainda mais no contexto da pandemia. O programa ajuda essas pessoas a prosseguirem, como diz o próprio nome”, explicou Yamara.     INSCRIÇÕES: Para se inscrever, é preciso ter em mãos o histórico universitário, declaração de matrícula, cópia do RG e do CPF, comprovante de residência e um vídeo contando por que precisa da bolsa e qual a diferença que o Prosseguir fará na sua trajetória. Também é solicitada uma redação sobre o mesmo tema. Mais no hotsite do programa: https://prosseguir3e.ceert.org.br/#