Iate Clube de Santos e o Iate Clube do Rio de Janeiro- realizam edição comemorativa da Regata Santos-Rio

0
89
Regata Santos-Rio (Divulgação/ Will Carrar

O Iate Clube de Santos e o Iate Clube do Rio de Janeiro realizam, no dia 23 de outubro, a 70ª edição da Regata Santos-Rio, a primeira regata de mar aberto realizada no país.

A disputa também acontece com chancela e supervisão da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano), que para celebrar a marca de 70 edições da regata, está organizando um desfile com todos os veleiros participantes no canal de Santos. A apresentação será aberta pelo Navio Veleiro Escola Cisne Branco e poderá ser conferida pelo público geral no Píer dos Pescadores.

Também em comemoração a data, o Iate Clube de Santos, Embaixador La Belle Classe no Brasil, oferecerá, aos três primeiros colocados da Classe Clássicos, o troféu que representa o prêmio internacional da regata de veleiros clássicos mais antiga do mundo organizada pelo Yacht Club de Monaco, a Regata La Belle Classe.

“Somos o único clube da América Latina com aprovação de levantar esta flâmula e poder fazer isso na comemoração dos 70 anos da Regata Santos-Rio é uma satisfação imensa também abraçada pelo ICRJ e a ABVO”, disse o Comodoro do Iate Clube de Santos, Berardino Antonio Fanganiello.

Com a proximidade do evento e a repercussão da edição especial na comunidade náutica, comandantes de mais de 40 veleiros das classes ORC, IRC, BRA-RGS e CLÁSSICOS já confirmaram presença, entre eles os medalhistas olímpicos Torben, Lars e Martine Grael.

A largada para o desafio de 180 milhas náuticas – aproximadamente 300 km – será dada por um tiro de salva da embarcação oficial da Marinha do Brasil.

A Recepção

Tradicionalmente, na noite que antecede a largada, o evento é aberto com um jantar de boas-vindas oferecido pelo Iate Clube de Santos às tripulações e seus familiares. Neste ano, em função da pandemia, a organização e os dirigentes do clube oferecerão um coquetel intimista para os comandantes, no Mirante da sede Guarujá. No local, também acontecerá a habitual reunião dos comandantes e a entrega dos kits, compostos por camiseta do evento + boné/viseira do ICS para todos os velejadores. O evento respeitará todos os protocolos de distanciamento social e higienização exigidos pelo Governo do Estado de São Paulo.

A Premiação

Já a cerimônia de premiação fica a cargo do Iate Clube do Rio de Janeiro, que todos os anos encerra a competição com uma super festa regada a muita música e diversão. No entanto, também em função da pandemia, os dirigentes do ICRJ irão realizar um evento mais intimista, seguindo os protocolos de segurança, em uma área aberta na sede da agremiação.

O Aviso de Regata está disponível no site do ICS: http://icsantos.com.br/.

Iate Clube de Santos

Com 73 anos de história, o Iate Clube de Santos é considerado, atualmente, um dos maiores clubes náuticos do país. O ICS oferece aos associados, visitantes e sócios de clubes conveniados duas belas sedes náuticas, instaladas em Guarujá e Angra dos Reis, que somadas, ocupam uma área com mais de 180 mil metros quadrados, além de uma Sede Administrativa que é um marco na arquitetura e na história da Cidade de São Paulo. Para mais informações, acesse: http://icsantos.com.br/; @ics_oficial.

Regata La Belle Classe

IATE CLUBE DE SANTOS: A EMBAIXADA DA BELLE CLASSE

No dia primeiro de agosto de 2013, em Mônaco,  o Comodoro do ICS  Berardino Fanganiello recebeu a espada que simboliza sua entrada no seleto grupo de Embaixadores da Belle Classe. A distinção, criada pelo avô do atual príncipe  Albert II, é um compromisso  firmado entre navegadores apaixonados por veleiros clássicos e históricos para que preservem a etiqueta náutica assim como seus valores; que cuidem do meio ambiente marinho e transmitam esses conceitos às gerações futuras.