Lançamentos das Caravanas Digitais reúnem 4.000 pessoas em transmissões ao vivo

0
385

Itaberaba(BA), Itabaianinha (SE), Lajes (RN), São José dos Campos (SP) e Boa Vista (RR). Nestas cinco cidades, cerca de 4.000 pessoas acompanharam ao vivo, entre os dias 21 e 28 deste mês, as lives de lançamento das plataformas EAD da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, desenvolvidas para formação à distância de professores da rede pública de ensino. Serão formados 1.000 professores – 200 por município. As Caravanas são projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação (IEE), que foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Para o lançamento das plataformas EAD foram realizados encontros virtuais pelos canais digitais do IEE e do Instituto Mpumalanga, que reuniram gestores públicos e profissionais das áreas da educação, esportes, cultura e assistência social dos cinco municípios. Todos fazem parte do calendário de 2020 de ações presenciais da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, suspensas em função da pandemia da Covid-19. As cidades aderiram à formação à distância de professores de esportes, artes e pedagogos da rede pública de ensino com as metodologias Esporte Educacional para Grandes Grupos e Viva com Arte, desenvolvidas pelos dois institutos.

“Neste momento de crise sanitária é muito importante buscar caminhos diferentes, mas com o mesmo compromisso de defender a educação, com o desafio de transportar para uma plataforma virtual a experiência de 15 anos das Caravanas”, afirmou Ana Moser.

“O EAD torna-se um braço da ação pedagógica dos Institutos e oferece possibilidades de ampliar o trabalho em rede em torno da educação”, destacou Adriana Saldanha, diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes e presidente do Instituto Mpumalanga.

Mais de três milhões de crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, desde 2005. Mais de 10 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos 15 anos dos projetos.

Muitas atividades interativas – Para transformar as atividades pedagógicas realizadas nas ações presenciais em conteúdos teóricos e em práticas de formato online, os professores dos projetos trabalharam com a plataforma Moodle e customizaram essa ferramenta EAD com até 60 horas de estudos e muitas atividades interativas com esportes e artes, mesclando teoria e prática com experimentações a partir de jogos lúdicos, cultura brincante, música e dança.

Dennis Larsen, chefe do UNICEF para o território do Semiárido, Gabi Monteiro, consultora de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes, e Luiza Leitão, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, participaram dos lançamentos.

Também marcaram presença, nas lives das diferentes cidades, atletas como os campeões pan-americanos Soraia André (judô) e Diogo Silva (taekwondo), Alessandra Oliveira, medalhista olímpica do basquete, a medalhista pan-americana do salto triplo Keila Costa, Natália Falavigna, gestora técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo, assim como o cantor, compositor e acordeonista Targino Gondim e a cantora Renata Jambeiro.

O Projeto Caravana do Esporte conta com o patrocínio de Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, Unopar e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. A Caravana das Artes tem o patrocínio de EDP, Rede, Otis, Cogna e GTM, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo do Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Mastercard, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP Renováveis, Instituto EDP, Banco BV, Reserva Votorantim, Bayer, Anhanguera, Unopar, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Motorola, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, Lundin Mining, CMPC, AES Tietê, Bloomberg, Mentos, Portocred Financeira, ValGroup, Penha, HSBC, Kinea e DrogaRaia.