Coluna de Julio Cardoso sobre a Semana de Vela de Ilhabela

0
329

Olá, pessoal! Eu sou o Júlio Cardoso. Sou da comissão organizadora da semana de Vela, sou diretor de sustentabilidade do Yacht Club de Ilhabela. E esse ano nós vamos ter um evento diferente, em função da pandemia, da Covid-19.

Nós não podemos organizar nosso tradicional 47ª semana Internacional de Vela de Ilhabela. E vamos fazer um evento digital, um evento online! Claro que vai faltar o vento no rosto, o sal né?

Enfim, vai faltar muita coisa. Mas é uma maneira da gente ter a oportunidade de mantendo o isolamento social pode ter uma atividade que da aquela adrenalina fantástica, que é a Vela, mesmo digital.

Nós desde maio, como eu sou do projeto “Baleia à Vista”, nós continuamos navegando, tivemos a autorização pra isso. Claro, com número limitado de pessoas, com menos de um terço da capacidade do barco, mas para fazer um monitoramento das baleias e golfinhos da região.

Mas especialmente agora que é a temporada das baleias-jubarte e uma pena que não tivemos nosso evento no mar.

O número de Jubarte que passaram no mar este ano foi espetacular! Nós já registramos mais de 100. Este mês de julho no período que seria a semana Internacional de Vela tivemos muitas! Entre a saída do Canal e Alcatrazes, seria uma regata de alcatrazes com muita baleia provavelmente.

Mas acredito que elas (baleias) vão continuar passando, elas vão continuar fazendo sua migração exatamente nesse período de maio ao final de julho. E no ano que vem estaremos aqui e ela também vão estar aqui.

Então vamos ter a oportunidade de além de fazer a regata fantásticas, poder observar a biodiversidade que a gente tem na nossa região. A gente tem um patrimônio natural fantástico, que tem que ser preservado. Onde a gente tem quatro espécie de baleias.

A Orca é um golfinho grande, não é uma baleia. Apesar de ser chamado de “Baleia Assassina”, ela não pe baleia e muito menos assassina; É um predador como qualquer outro, que procura se alimentar de presas grande, já que ela tem dentes. Nós tivemos a presença de Orcas também esse ano agora no dia 13 de julho né?

Um grupo de seis Orcas passaram aqui na Ponta do Boi. E aqueles que poderem estar velejando mesmo sem participar do evento como regata. Tem ainda muito coisa que pode ser vista nessas próximas semanas, a temporada da Jubarte vai até o início de agosto, primeiras semanas de agosto e ainda pode ser que tenha oportunidade de ver muita coisa.

Mas de qualquer maneira, o trabalho que a gente vai estar fazendo nesse evento, o esforço de todos para manter uma atividade como essa e ao mesmo tempo a necessidade do isolamento social, em função da pandemia. Vai ser uma experiência fantástica! Eu espero que todos vocês aproveitem e também possam participar da Mitsubishi que eu vou estar também discutindo com a Bianca Colepicolo, que é a secretária de Turismo de Ilhabela.

Até sobre as grandes oportunidades que nós temos de ter um turismo de natureza, um turismo de observação de natureza aqui. E a necessidade da gestão pública aqui da nossa região prestar atenção nisso e investir o que tem que ser investido.

Porque é um diferencial que temos aqui, na Ilhabela nós temos vento, na Ilhabela nós temos uma biodiversidade fantástica! Então é uma combinação sensacional pra gente continuar fazendo nossas atividades de Vela e espero que a gente possa de novo voltar para o mar.

Com todo aquele entusiasmo, em termos de competição para a semana de Vela de 2021.

Esse ano, vamos nos divertir com aquilo que é possível, com aquilo que nós temos a nossa disposição, que é essa regata virtual fantástica, que foi organizada, Um abraço para todos e bons ventos!