Boa notícia…Jorginho Zarif liberado para voltar a competir

0
492

O velejador paulista Jorge Zarif foi informado, nesta sexta-feira (13), que está liberado a participar das competições esportivas a partir desta data.

O atleta, que tenta vaga para sua terceira olimpíada na classe Finn, foi julgado pela 1ª Comissão Disciplinar TJD-AD (antidopagem) em Brasília (DF).

A comissão aplicou uma pena de seis meses pela violação antidopagem, punição que o velejador e seu advogado Bichara Neto consideraram severa.

Considerando que o período foi cumprido, Jorge Zarif pode correr os principais eventos da categoria.

Jorge Zarif testou positivo para a substância Tamoxifeno em 15 de agosto de 2019 durante a disputa do evento-teste de vela, em Enoshima, no Japão.

O atleta estava em tratamento de uma ginecomastia bilateral, que o impedia de fazer movimentos.

Após ser notificado, Jorge Zarif se suspendeu e apresentou todos os documentos e laudos médicos necessários para as autoridades.

Sobre o atleta

Jorginho Zarif está a caminho de sua terceira olimpíada! Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorge Zarif foi como reserva com apenas 15 anos.

Seu principal resultado na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o Atleta do Ano.

Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.