Lista do L’Étape pelo mundo

0
360

Prova amadora de ciclismo terá a etapa brasileira entre os dias 25 e 27 de setembro em Campos do Jordão, interior de São Paulo.

A organização do L’Étape by Tour de France divulgou, nesta quinta-feira (12), o calendário de provas pelo mundo. Serão 20 etapas de ciclismo amador que possuem a chancela da maior prova da modalidade no planeta, o Tour de France.

A ideia do L’Étape é garantir a experiência do Tour para fãs e ciclistas globais. Em março, a primeira prova do ano já confirmada é o L’Étape La Paz, que será realizada no México, em 22 de março.

Brasil, Indonésia, China, Espanha, Reino Unido, Malásia, Tailândia, Austrália, Eslováquia, e Suíça também estão entre os países confirmados para 2020.

Maior prova de ciclismo amador da América Latina, o L’Étape Brasil estará pela sexta vez no País e promete engajar ainda mais atletas nesta edição. A prova será realizada em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, entre os dias 25 e 27 de setembro. As distâncias confirmadas são as mesmas de 2019, ou seja, 107 km e 66 km.

“O L’Étape Brasil já entrou para o calendário de provas tradicionais de ciclismo no país,  fazemos todo o ano o nosso melhor em organização para sempre atrair mais fãs e ciclistas. É sempre bom fazer parte desse time de eventos que só elevam o nível da modalidade amadora pelo mundo. Cada L’Étape tem sua particularidade e isso é um belo jeito de conhecer como o ciclismo é visto e praticado em cada lugar”, comentou Bruno Prada, organizador do evento no Brasil.

Em 2019 participaram do L’Étape Brasil 2.400 ciclistas amadores de todos os estados do Brasil e de outros países. A França, país sede da prova, também abre espaço aos amadores pedalarem no mesmo percurso dos profissionais.

A cada ano, desde 1993, o pelotão reúne cerca de 15.000 ciclistas de 50 nacionalidades. É considerado o maior evento de ciclismo da Europa.

“O Tour de France é a maior prova de ciclismo do mundo. A cada ano é seguido por fãs de todo o mundo, por isso, naturalmente, deu origem ao L’Étape pelo Tour de France”, disse Christian Prudhomme, diretor do Tour de France.

Em 2019, a etapa francesa foi entre Albertville e Val Thorens, a mesma do 20º estágio do Tour de France.