Tempestades e condições adversas ditam o ritmo do primeiro dia do 31º Circuito Oceânico

0
471
- Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action

Começou  quinta-feira (6) o 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina e logo no primeiro dia ficou claro que as disputas em Jurerê serão emocionantes. Com rajadas de 35 nós de vento leste e muita chuva no final da manhã a primeira regata do programa foi de percurso longo para todas as classes. Ao longo da tarde o dia foi abrindo e o vento baixou um pouco de intensidade variando de 10 a 12 nós, mas no meio da tarde a chuva apertou novamente seguindo até o começo de noite, quando os últimos barcos completaram a regata após quase 9 horas de regata. 

 

Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action

As classes C30, ORC e IRC fizeram o percurso 3 do programa, saindo de Jurerê, com passagens na Ponta do Forte, Ilha do Francês, Cachoeira do Bom Jesus, Ilha das Aranhas e novamente Ilha do Francês antes de retornar próximo a Sede Oceânica do ICSC para chegada, com trajeto de 42 milhas náuticas.

A primeira embarcação a completar a regata foi o Crioula, que garantiu a vitória na classe IRC, após a correção de tempo, liderando a flotilha com Itajaí Sailing Team na segunda posição e Montecristo em terceiro. Destaque para a acirrada disputa da classe C30. Com sete barcos na flotilha a classe one design teve como vencedor o Kaikias Masserati, com menos de 30 segundos a frente do Caballo Loco, seguido pelo Loyalty. Na classe ORC a vitória foi para o Catuana Kim, do Iate Clube de Santa Catarina.

 

Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action

As classes RGS e HP-25 fizeram o percurso 4 passando pela Ponta do Forte, Ilha do Francês, Cachoeira do Bom Jesus, Ilha do Mata Fome e novamente Ilha do Francês terminando próximo a Sede Oceânica. No total, as embarcações percorreram 25,5 milhas náuticas.


 



A vitória da regata na classe HPE-25 ficou com a embarcação Arretado/Ratones Craft Beer, do Veleiros da Ilha. Já na classe RGS Geral o vencedor, após tempo corrigido, foi o Pangea, seguido por Dona Bola e Katana II

Já os barcos da classe RGS Cruzeiro percorreram o percurso 7, com saída de Jurerê, passagem pela Ilha do Mata Fome, e retorno as proximidades da Sede Oceânica, para completar as 21,7 milhas do trajeto. Ao final da disputa quem levou a melhor foi Blade Runner, completando a regata a frente de Mar Sem Fim e Taura I.

Sexta-feira estão programadas regatas barla-sota para todas as classes com exceção da RGS Cruzeiro e Bico de Proa que terão uma regata de percurso para cada.