Escolinha de Triathlon no Circuito Renault

0
679

Um pelotão de mais de 70 alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões dominou a edição verão do Circuito Renault, neste domingo (8).

A garotada fez a lição de casa, mostrando valores caros ao projeto paranaense, como determinação e trabalho em equipe. Além disso, esbanjou talento para conquistar 14 pódios.

A prova, válida como etapa do Campeonato Paranaense, reuniu mais de 2000 atletas em Caiobá, Matinhos, no Paraná. Também marcou o encerramento de uma temporada de expansão para a Escolinha de Triathlon.

Entre os atletas na disputa, muitos novatos dos três núcleos abertos este ano, em parceria com a prefeitura de Curitiba: Boqueirão, CIC e Oswaldo Cruz.

“Foi um bom ano, de muito trabalho e muita evolução. Mais que os excelentes resultados na prova de hoje, o que vale é o crescimento pessoal de cada atleta, a valorização do esporte, a aproximação das famílias e o rendimento escolar de cada um”, analisou o coordenador do projeto, Ricardo Júnior Cardoso.

Escolinha de Triathlon no Sprint e Super Sprint

Os novos talentos da Escolinha de Triathlon brilharam no Circuito Renault. Matheus Martinhaki foi o campeão geral, formando a dobradinha da equipe com Henrique Mendes, prata. Gabrielle Lemes ficou com o título geral entre as garotas, com Alice Tinelli em quinto lugar. Na categoria 15 anos, Jennifer Antunes foi a campeã.

João Vítor Mazorca e Kauã França formaram a dobradinha de ouro e prata do Super Sprint, enquanto Sophia Gomes garantiu o título entre as meninas.

O futuro da Escolinha de Triathlon

A criançada também deu show em Caiobá. Arthur Ribeiro e Leonardo Espíndola formaram uma dobradinha de ouro e prata, na categoria Kids 8/9 anos. Entre as meninas, Gabriela Ramos ficou com a medalha de prata. Outras duas dobradinhas, também de ouro e prata, vieram com Nicolas Kusma e Arthur Machado, Lia Simas Ferreira, do núcleo Boqueirão, e Gabriele Dzibanski, na categoria 11/12 anos.

Para Lia Simas e os outros novatos dos núcleos Boqueirão, CIC e Oswaldo Cruz, muitos deles aprendendo a nadar, o mar foi um desafio. Mas eles receberam o apoio dos atletas do grupo de alto rendimento da Escolinha.

“Eles ficaram um pouco assustados com o mar. Mas os atletas do alto rendimento nadaram com eles, incentivando e acalmando”, explicou Ricardo Júnior Cardoso. “Os novos núcleos também trarão bons nomes para o nosso triathlon.”

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 80 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. Outros 120 alunos são atendidos nos núcleos Boqueirão, CIC e Osvaldo Cruz, mantidos pela Prefeitura de Curitiba. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.