Dupla mais jovem chega à Salvador na Transat Jacques Vabre

0
149

E. Leclerc foi o 17º Class40 da regata, que entra na sua última semana

Faltam cinco barcos para chegar à Baía de Todos-os-Santos nesta 14º Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre. No início da manhã desta segunda-feira (18) foi a vez do da dupla mais jovem, à bordo do E. Leclerc, chegar à Salvador e terminar no 17º lugar na Class40.

A dupla francesa, formada pelos jovens Pierrick Letouzé e Simon Kervarrec fizeram o percurso de  4.789,55 milhas náuticas depois de 21 dias  23 horas 22 minutos e 55 segundos. A velocidade média do barco foi de 9,08 nós.

O veleiro chegou quatro dias, 7 horas, 1 minuto e 32 segundos atrás do primeiro colocado da classe, o Crédit Mutuel.

Foi também a primeira Rota do Café da dupla.  Com 20 e 21 anos, Pierrick e Simon, respectivamente, formam a duplas mais jovem da regata.

“Somos a dupla mais jovem, isso prova que os jovens podem fazer coisas boas, mesmo que não tenhamos a mesma experiência que os mais antigos. Antes de partir, passávamos no máximo sete dias no mar, de três a duas semanas, então foi uma descoberta e, entre nós, funcionou muito bem. Nos conhecemos e navegamos juntos por um longo tempo. Nós rapidamente encontramos um bom ritmo entre nós. Fomos muito bem”, disse Simon.

O barco, um plano da Sabrosa Rain que sofreu muitas modificações desde o seu lançamento em 2014, fez sua primeira regata transatlântica nesta edição da Transat.

A dupla se beneficiou das condições amenas na flotilha, mas também não foi poupada pelos Doldrums. Sem a perda da sua grande vela, Pierrick e Simon poderiam ter passado o 16º colocado, Iskareen.

“Foi nosso primeiro Doldrums, e nossa primeira passagem pelo equador. Os Doldrums demoraram bastante, mas resolvemos o problema. Nós administramos os ventos. Essas são coisas permanecerão gravadas em nossa memória. Esta Rota do Café  foi um belo elevador emocional!”, comentou Pierrick.

A largada da competição, considerada a maior de duplas do mundo, foi feita no dia 27 de outubro em Le Havre, na França rumo à Salvador.

A competição reuniu três classes: Class40, Multi50 e IMOCA 60. Na competição restam apenas cinco Class40 para chegar:  UP Sailing, unis pour la planète, Kerhis, #AttitudeManche,  Equipe Voile Parkinson e Terre Exotique. Os últimos dois devem chegar na quinta-feira (21) em Salavador.

A Transat Jacques Vabre contou com 59 barcos na linha de largada, um número recorde.