Os velozes barcos de 30 pés retornam à raia para finalizar a 3ª Etapa da Copa Suzuki; apenas quatro pontos separam Caballo Loco, Kaikias Maserati e Caiçara
As regatas do fim de semana (14 e 15/9) deixaram aberta a definição quanto ao vencedor da terceira etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Apenas quatro pontos separam os três primeiros colocados, Caballo Loco, Kaikias Maserati e Caiçara, respectivamente. A competitividade da Classe C30 levou os três barcos à vitória nas cinco primeiras regatas.
A tripulação do Caballo Loco, mesmo após a troca de barco com o Barracuda após a Semana de Vela, fez prevalecer o entrosamento ao vencer três provas na C30, contra uma de Kaikias Maserati e Caiçara. “Ficamos muito felizes com o desempenho da semana passada. Não esperávamos vencer três regatas logo após a troca de barco, mas como são ‘one design’, facilitou a adaptação. Tivemos de fazer apenas alguns ajustes nas regulagens”, contou o timoneiro do Caballo Loco, Tommy Sumner.
“Para este fim de semana (21 e 22/9) esperamos novamente regatas muito disputadas, mas agora a responsabilidade aumentou. Vamos para a água com o desafio de mantermos a liderança em uma classe sempre muito equilibrada”, analisou Sumner. Conforme o vento, são esperadas mais quatro ou cinco regatas entre sábado e domingo com largadas a partir de meio-dia no Canal de São Sebastião. Barracuda e eCycle +Realizado buscam a recuperação neste fim de semana.
Com a chegada da frente fria, a previsão é de vento sueste entre 8 e 10 nós no sábado, mantendo a direção no domingo, mas aumentando para 10 a 13 nós (18 a 23 km/h), com muitas nuvens, chuva fraca e temperatura linear na média de 20°C, segundo o Windguru. Nessas condições, a Comissão de Regatas (CR) optaria, provavelmente, por largadas no centro do canal, próximo ao Pier da Vila.
O fim de semana anterior levou 32 barcos ao Yacht Club Ilhabela. Após as regatas de domingo, será feita a premiação da terceira e penúltima etapa da temporada da Copa Suzuki. As demais classes têm liderança das seguintes embarcações: Conquest ecom (HPE 25), Inaê 40 (IRC), BL3 Urca (RGS) e Beira Mar (Clássicos). Antes da terceira etapa, Caiçara liderava o campeonato.
3ª Etapa Copa Suzuki – cinco regatas (um descarte)
1 – Caballo Loco (01) – Mauro Dottori: 1 1 1 2 (3) = 5 pontos perdidos
2 – Kaikias Maserati (03) – Eduardo Mangabeira: 2 2 (3) 1 2 = 7 pp
3 – Caiçara (09) – Pablo Lynn: (3) 3 2 3 1 = 9 pp
4 – eCycle +Realizado (02) José Luis Apud: 4 4 4 4 (6 DNF) = 16 pp
5 – Barracuda (05) – Humberto Diniz: 5 5 5 5 (6 DNC) = 20 pp