Complexo Portuário de Itajaí fechou o mês de abril de 2019 com saldo positivo

0
785

 

No Complexo foi a melhor movimentação de contêineres realizada em 2019 destacando um crescimento de 6%.

O Complexo Portuário de Itajaí fechou o mês de abril de 2019 com saldo positivo e estável na movimentação de cargas. No encerramento do mês foram registradas 88 escalas (crescimento de 5%), totalizando uma movimentação de 1.173.755 toneladas destacando um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Na movimentação de contêineres abril registrou um crescimento de 6% no complexo com 105.078 TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento).

Destaque também para o Porto de Itajaí na margem direita do rio em que os números foram extremamente favoráveis. Nos berços 1 e 2 da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí) e cais público (berço 3), durante o mês de abril foram registradas 41 atracações destacando um aumento de 28%. No movimento de contêineres 38.903 unidades foram somadas impulsionando um aumento de 24%. O principal item de operações do mês foi com relação a movimentação de cargas registrando 29% de aumento com 449.866 toneladas. Todos os resultados foram calculados em relação ao mesmo período do ano passado.

“A cidade pode ter orgulho do crescimento do Porto de Itajaí, pois hoje não há outro porto no Brasil que cresce em movimentação de cargas como aqui, e isso, realmente é um momento especial que estamos vivenciando. Temos que agradecer a todos os trabalhadores portuários e até mesmo aqueles que de forma direta ou indireta se empenham através de muito esforço, dedicação e amor pela profissão por estarmos atingindo estes números”, enfatizou Volnei Morastoni, Prefeito de Itajaí.

No ranking das exportações se destacam as mercadorias de Pescados apresentando uma evolução de 291%, Carnes em geral com 93,2% e Papel e Derivados com 78,6%. No setor de importações, Madeiras e Derivados obtiveram 42,8% seguidos por Pescados com 11,6% e Plásticos e Borrachas com 10,7%.

“Os números de abril foram muitos bons. Verificamos que o complexo como um todo destacam índices significativos de crescimento, e se comparados aos parâmetros do que o Porto Público de Itajaí vem realizando, parece até pouco, mas não é. Em nível de tonelagem de movimentação, para o país é expressiva. Isso sinaliza uma retomada da atividade econômica pois detemos a maior quantidade de linhas e exportação de cargas frigorificadas aqui no Brasil. Está sendo importante tanto para o lado público ou para o lado privado que efetivamente o complexo cresça gerando empregos, receitas e riquezas para a nossa região”, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcello Werner Salles.

No Terminal PORTONAVE ​a movimentação realizada durante o mês de abril ​foi de 44 escalas ​elevando a movimentação acumulada do ano ​para 164 ​navios ​atracados. Sua movimentação total de cargas registrada no terminal durante o mês de abril ​foi de 707.165 toneladas​, elevando a movimentação acumulada do ano ​para 2.558.115 toneladas. Quanto a movimentação de contêineres, a Portonave registrou em abril 66.175 TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento). Neste item o acumulado do ano registrou 238.010 contêineres.

No terminal BRASKARNE​ não houveram registros de escalas ​em abril. Sua movimentação acumulada do ano ​somou 4 escalas com 11.146 toneladas ​verificando-se uma queda de 82% na movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já no Terminal TEPORTI foram registradas 2 escalas ​com 12.724 toneladas ​elevando a movimentação acumulada do ano ​para 8 escalas ​com 32.818 toneladas, ​verificando-se um crescimento ​de 17% ​na movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior.

No terminal POLY TERMINAIS apenas uma escala foi registrada ​com 4.000 toneladas elevando a movimentação acumulada do ano 4 escalas com 19.000 toneladas, ​verificando-se um crescimento de 375% ​na sua movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior.

“A movimentação do mês de abril manteve o padrão que tivemos ano passado e até de certa forma foi expressiva. Em termos de movimentação do complexo como um todo, no geral, foi um crescimento de 6% na movimentação de cargas conteinerizadas, o que é ótimo. Foi a melhor movimentação realizada no ano de 2019, com 105 mil TEU’s. É fruto da movimentação realizada pela APM Terminals e Cais Público. Isso demonstra que o segmento de cargas de contêiner está tendo uma movimentação crescente. Em termos de perspectivas podemos ressaltar que no segmento de cargas frigorificadas (frango, carnes e suínos) tem aumentado sua participação, onde foram atingidas em 2018 por questões de boicotes econômicos, greve dos caminhoneiros, entre outros embates. As expectativas são boas para nosso Porto de Itajaí e na parte do Complexo em geral. Eu fico feliz, porque podemos analisar a permanência constante e movimentação, além da expectativa de crescimento para o segundo semestre que se aproxima”, conclui Heder Cassiano Moritz, Técnico em Nível Superior da Superintendência do Porto de Itajaí.

Na margem direita do rio, nas áreas arrendadas e cais público, o maior calado de entrada registrado em abril foi de 11,40 m e de saída, 11,10 m. Foram registradas ainda o cancelamento de duas escalas por conveniência de armadores.

O relatório completo de estatísticas referente ao mês de Abril de 2019 pode ser conferido no link abaixo:

http://www.portoitajai.com.br/novo/estatisticas/203/Estat%C3%ADstica%20de%20Abril%20de%202019