CASA COR Santa Catarina – Arquiteta Anna Maya planejou a ‘Sala Viva’

0
854
De portas abertas para o frondoso jardim, a arquiteta planejou a ‘Sala Viva’, /Imagem:Lio Simas
De portas abertas para o frondoso jardim, a arquiteta planejou a ‘Sala Viva’, /Imagem:Lio Simas

A exuberância da vegetação existente no imóvel que abriga a CASA COR Santa Catarina em Florianópolis, no charmoso bairro Santo Antônio de Lisboa, foi tratada com louvor pela arquiteta Anna Maya, que se sentiu privilegiada ao deparar-se com uma imponente árvore localizada exatamente em frente ao espaço que escolheu para a sua 10ª participação na mostra. “Era impossível não prestar reverência a ela”, diz.

De portas abertas para o frondoso jardim, a arquiteta planejou a ‘Sala Viva’, como batizou o ambiente, com uma proposta conceitual e com o objetivo de promover uma exaltação à natureza. A mesa de jantar foi estrategicamente posicionada no espaço para que a copa da grande árvore fosse integrada ao cenário, refletida no tampo de vidro projetado por Anna. Sobre ele, acompanhando a linearidade, está exposta uma das obras de arte encomendadas ao artista Emanuel Vasco Nunes. Forjada em ferro, a escultura compõe com a base da mesa: uma armação de vergalhões. As escolhas revelam a prioridade da profissional para os materiais brutos.

Duas extensas placas de Mármore Verde Jaspe revestem as paredes laterais do espaço, emoldurando o cenário. A irregularidade original das bordas das pedras foi preservada, valorizando as formas naturais do material. Espelhos foram adicionados em faixas na porção superior das paredes, conferindo sensação de amplitude ao espaço, de 25 metros quadrados.

A sinuosidade das cadeiras Pantosh, assinadas pelo estúdio Lattoog Design, e as estruturas em formato de círculos – uma ‘marca registrada’ da arquiteta – rompem com as formas geométricas predominantes. Uma dessas estruturas compõe o irreverente painel de iluminação que se destaca sobre a mesa de jantar, integrando luminária de múltiplas pendentes e farta folhagem com plantas artificiais.

Anna Maya – Arquiteta formada pela Universidade Santa Úrsula (RJ) com especialização em História da Arte pelo Museu Nacional de Belas Artes do RJ. Anna é referência no mercado catarinense, onde atua desde 1996. Com 22 anos de carreira, os projetos personalizados da arquiteta marcam a originalidade de seus traços e uma trajetória de sucesso. Em sua décima edição de CASACOR, Anna tem deixado sua marca de ousadia e criatividade, sempre surpreendendo os visitantes da mostra catarinense, com ambientes luxuosos e materiais de alto padrão. Um grande destaque de sua personalidade arquitetônica é a preservação da história, do patrimônio e da arte. Adora viajar e conhecer a cultura e a arquitetura de todos os países que visita. E destas viagens traz muitas referências e estilos que utiliza diariamente em seus projetos. Anna Maya vem sempre inovando nos projetos que assina, tanto de interiores comerciais e residenciais, como arquitetura residencial, construção, reformas e revitalização de condomínios.  Cada projeto assinado pela arquiteta Anna Maya pode ser considerado uma joia, única e pessoal.


Fonte – Paula Costa – 75 COMUNICA