Paratleta medalhista na Rio-2016 Verônica Hipólito supera cirurgias e inspira aluno atletas

0
675

 

 Verônica conquistou duas medalhas na Rio-2016 (Fotojump)
Verônica conquistou duas medalhas na Rio-2016 (Fotojump)

Verônica Hipólito conquistou duas medalhas na Rio-2016 e será oficializada embaixadora da LIGA NESCAU JP no sábado, Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Evento é o único promovido pela inciativa privada a incluir portadores de deficiência, além de criar ação inédita ao unir esporte e paradesporto

São Paulo – Única competição promovida pela inciativa privada a incluir portadores de deficiência, além de criar uma ação inédita ao unir esporte e paradesporto no Brasil, a LIGA NESCAU Jovem Pan não poderia deixar passar despercebido o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, neste sábado (22). A marca de achocolatados NESTLÉ aproveitará a data para oficializar a paratleta Verônica Hipólito como embaixadora da competição estudantil que reúne 7.660 estudantes de 300 instituições de ensino de São Paulo. Dona de duas medalhas na Paralimpíada do Rio-2016 e campeã mundial, a velocista estará presente na segunda rodada de disputas do torneio, a partir das 10h30, no clube Esperia, na capital paulista.

Verônica Hipólito é um fenômeno do paradesporto e verdadeira guerreira. Conquistou as medalhas de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, nas provas de 100 metros e 400m na classe T38 feminino (para atletas com deficiência física oriunda de paralisia cerebral). Também foi campeã mundial nos 200m e vice nos 100m em Lyon/2013, ouro nos Jogos Parapanamericanos de Toronto nos 100m, 200m, 400m e prata no salto em distância, campeã sul-americana nos 100m, 200m e salto em distância, além de ser pentacampeã brasileira dos 100m e 200m. Atualmente, se recupera da terceira cirurgia para retirada de um tumor no cérebro, mas segue em atividade e já está de volta aos treinos.

“Estou muito feliz e honrada de fazer parte desse time, de representar uma marca que acredita em valores que sempre tive em minha vida, ou seja, nas pessoas, na bondade, na energia positiva. A educação e o esporte caminham juntos. E podem transformar o mundo para melhor. NESCAU está aí mostrando isso: podemos ser o que quisermos, quando quisermos. Só precisamos acreditar, nos esforçar, e daquele empurrãozinho que amigos, técnicos, professores, familiares e agora empresas como a NESTLÉ, nos dão”, afirma Verônica.

Verônica será a sétima embaixadora da LIGA NESCAU, que já conta com a jogadora de vôlei Tandara, o craque Falcão, a judoca Mayra Aguiar, o ex-nadador Thiago Pereira, a ginasta Flávia Saraiva e o jogador de basquete Yago Mateus. Neste final de semana, a competição vai envolver jovens alunos/atletas portadores de deficiência. Neste sábado (22), o clube Esperia vai receber a competição de judô para deficientes visuais. No domingo (23), é a vez da natação adaptada. Para os competidores sem deficiência, a rodada terá atletismo, futsal e natação. Nos dois dias estarão envolvidos mais de 2 mil participantes. Ao todo, são 15 modalidades, sendo seis delas de paradesporto.

A LIGA NESCAU traz nove modalidades para meninos e meninas, de 10 a 16 anos. São elas: futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e judô. O paradesporto estará presente com atletismo, basquete sobre rodas, tênis de mesa, vôlei sentado, natação e judô. Na quarta edição, a competição é disputada nas categorias pré-mirim (sub-12 anos), mirim (sub-14) e infantil (sub-16). As rodadas serão nos clubes Sírio, Juventus e Esperia. As finais estão programadas para os dias 24 e 25 de novembro, no Pacaembu.

História de superação – O atletismo entrou na vida de Verônica para garantir qualidade de vida. Ela praticava judô desde os dez anos, mas foi obrigada a interromper as atividades para retirar um tumor no cérebro quando tinha 13 anos, em 2009. Em 2011, antes de completar 15 anos, sofreu um AVC e teve todo o lado direito do corpo paralisado. Os médicos chegaram a dizer que ela não mais andaria. Seus pais, José Dimas e Josenilda, a incentivaram a não desistir. O esporte foi a ferramenta para a reabilitação, voltou a caminhar. Em meados de 2012, resolveu tentar correr. E como correu. Um ano depois, ganhava seu primeiro campeonato mundial adulto, com 17 anos.

No início de 2013 descobriu que o tumor na cabeça havia voltado. Decidiu, juntamente aos médicos, iniciar um tratamento à base de medicamentos. Em 2015, após uma anemia, descobriu ser portadora de uma síndrome rara, chamada Polipose Adenomatosa Familiar, sendo obrigada a remover 90% do intestino grosso, comprometido por mais de 200 tumores. O diagnóstico veio as vésperas do Jogos Parapanamericanos de Toronto e do campeonato mundial. Assim, antes de encarar a cirurgia, decidiu competir. Ganhou três medalhas de ouro e uma de prata, se tornando a mais jovem medalhista do Parapan. Voltou a treinar somente em 2016, pouco antes dos Jogos do Rio.

Por causa do tumor no cérebro, Verônica seguiu tratamento com forte medicação e mesmo assim conseguiu participar os Jogos Paralímpicos do Rio para subir ao pódio duas vezes. No início do 2017, foi submetida a uma nova cirurgia no cérebro para a retirada do tumor descoberto em 2013. Após quatro meses voltou aos treinos e retomou a carreira de alto rendimento. Neste ano, mais uma vez Veronica precisou operar o cérebro para a retirada de um novo tumor. Agora, volta aos poucos seus treinamentos e pretende voltar o quanto antes e fazer história no paradesporto nacional.

Parceiros – Para promover a LIGA NESCAU, A NESTLÉ conta com a parceria do Grupo Speeed, responsável por toda a operação do torneio. A comunicação da marca fica a cargo da Agência Ogilvy e toda a identidade visual é tratada pela FutureBrand. Informações sobre a LIGANESCAU® Jovem Pan estão disponíveis no link www.nestle.com.br/nescau/liga-nescau, na fanpage de NESCAU® e no site www.nescau.com.br.

NESCAU® e o esporte

NESCAU® possui um longo histórico de apoio à prática de esportes, destacando sua importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade.

As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, NESCAU® também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, NESCAU® patrocinou a Liga de Basquete 3×3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3×3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Desde 2015, NESCAU® organiza anualmente sua competição independente poliesportiva, totalmente gratuita, a Copa NESCAU®, que reúne milhares de estudantes da rede pública e privada da cidade de São Paulo (SP). A marca organiza também, desde 2016, o projeto JOGADEIRA, sempre aos domingos em sete diferentes pontos da capital paulista, com o objetivo de incentivar a ocupação de espaços públicos para a prática de brincadeiras relacionadas ao esporte (Jogar + Brincadeira = JOGADEIRA) para que as crianças insiram mais atividades físicas na sua rotina e resgatem a diversão em meio a prática esportiva.

NESCAU® – Criada no Brasil em 1932, a marca trouxe para o consumidor brasileiro o inconfundível sabor de chocolate que faz de NESCAU® uma referência no mercado nacional. NESCAU® é fortificado com Activ-Go, uma combinação de Vitaminas, Ferro e Cálcio, ideal para começar o dia com nutrientes importantes para uma alimentação equilibrada. Com um longo histórico de apoio ao esporte, a marca procura estimular o movimento e a prática esportiva, aliados a uma alimentação balanceada, para o desenvolvimento adequado de jovens e crianças. NESCAU® é sucesso absoluto desde seu lançamento e atualmente é líder em vendas no segmento de achocolatado em pó, com presença em mais de 65% dos lares brasileiros, além de atuar em diversas categorias de produtos, como cereais matinais, biscoitos e bebidas lácteas.

Nestlé – É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 20 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.


Fonte – DoroJr. – ZDL