Triathlon: Eduardo Lass dá dicas de treino de natação para triatletas

0
472
Divulgação/On Board Sports
Divulgação/On Board Sports
Divulgação/On Board Sports

Triatleta paranaense comenta sobre as principais dificuldades e curiosidades na modalidade

No triatlo, muitas vezes a natação é a pedra no sapato do atleta ou a modalidade menos treinada no que se refere a volume! O triatleta paranaense, Eduardo Lass, um dos principais nomes da modalidade do país com resultados expressivos em provas do calendário nacional e internacional, explica porquê isso acontece.

“Acredito que a maior dificuldade, principalmente daqueles que nunca nadaram no mar, é a parte da orientação. Conseguir nadar em uma linha reta até as boias nem sempre é fácil como parece. E por conta dessa dificuldade, muitas vezes os atletas acabam nadando uma distância muito maior do que a prevista”, comenta.

Algumas dicas são essenciais para os triatletas se darem bem na primeira modalidade exigida para praticar o esporte.

“Uma dica importante é usar a respiração frontal, aquela que você consegue avistar o ponto em que pretende chegar”, cita o atleta. E completa: “Outra dica bacana é sempre buscar um ponto de orientação fixo, por exemplo, buscar algum prédio alto na orla da praia, mirar alguma montanha, algo do tipo. É interessante buscar utilizar essa respiração frontal em alguma parte do treino na piscina, assim na hora da prova já estará mais acostumado com o movimento. Afinal, ela influencia na técnica do nado e por isso é importante tentar fazer com a maior eficiência possível”, conta.

Lass comenta também que “os treinos de água para os triatletas são, na maioria deles, sempre mais rodados, com séries mais longas. Existem vários tipos de treinos para serem trabalhados, vai da particularidade de cada técnico trabalhar com seus atletas”.

Por experiência própria, Eduardo tem eleito o treino mais difícil: “Ao longo de todos esses anos treinando, já foram algumas séries em que o sofrimento foi grande! Um tipo de série que acho difícil são as de tiros de 200 metros. Apesar da distância ser curta, você precisa dosar bem pra conseguir manter o ritmo forte do início ao fim”, finaliza.