Cabanga anuncia 30ª Refeno com aumento no número de participantes

0
414

dsd

Novidades foram apresentadas durante Coletiva de Imprensa  quinta-feira

Maurício Júnior
Cabanga

A histórica edição da 30ª Regata Recife – Fernando de Noronha (Refeno) será a maior dos últimos anos. Com o aumento no número de participantes, a Refeno reunirá pelo menos 59 embarcações (inscritas até 30 de agosto) superando com sobras os três anos anteriores em que a competição teve 45 inscritos (2015), 53 (2016) e 47 (2017). Um crescimento de 25% na quantidade de competidores. Em 2018, a partida será no dia 29 de setembro, ao meio-dia, no Marco Zero do Recife com chegada no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha.

Além da grande quantidade de barcos inscritos, a Refeno terá outros motivos para comemorar. A competição marcará também a celebração dos 30 anos de criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, 30 anos da anexação do Arquipélago de Fernando de Noronha ao Estado de Pernambuco e os 100 anos do Porto Organizado do Recife.

Será uma edição de grandes novidades e para ficar marcada na história da Regata Recife-Fernando de Noronha. Como antecipou o Comodoro do Cabanga, Delmiro Gouveia, em Coletiva de Imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (30), no Restaurante Chicama, no Recife/PE. O evento contou com a participação também do vice-Comodoro do Cabanga, Mário Jácome; do capitão da Capitania de Portos do Recife, Maurício Bravo; o diretor da Refeno, Leonides Alves; e o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.

“A Refeno é uma data significativa. Além de todas as comemorações, tivemos um movimento inédito no aumento do número de barcos inscritos. Com 25% a mais que no último ano, mesmo num período de crise no Brasil. Portanto, é a comprovação de que a Refeno é a uma festa do povo pernambucano. Não à toa é a maior regata da América Latina”, ressaltou o Comodoro Delmiro Gouveia.

O Diretor da Refeno, Leonides Alves, também enalteceu o crescimento e o auxílio dos órgãos envolvidos na realização da regata. “Será uma Refeno muito especial. É a única regata do Brasil de travessia oceânica e neste ano foi incluída também no calendário oficial de eventos de Pernambuco. Isso nos trouxe algumas facilidades nas relações governamentais que nos ajudam na realização do evento. Tivemos algumas flexibilizações da Marinha também. E, no final, o resultado é o aumento no número de participantes”, disse.

Mais que uma competição, a Refeno também contará com uma feira náutica, cursos técnicos, exposições temáticas, shows e muita diversão. Neste ano, as novidades serão um Workshop de Navegação Segura e uma prova extra de Capitão Amador, que será aplicada no Cabanga, dia 27 de setembro, visando a regata.

O cunho social também é uma preocupação do Cabanga na chegada ao Arquipélago. E, em 2018, as ações serão ampliadas e realizadas na Escola Estadual Fernando de Noronha, Hospital São Lucas e Creche Bem-me-quer beneficiando a população. Tudo realizado com o apoio da Administração de Fernando de Noronha.

“A Refeno é um evento muito importante. Movimenta o Arquipélago e é primordial que cresça a cada ano. Como está sendo em 2018. Por isso, tentamos contribuir de todas as formas para abrilhantar a regata”, resumiu Guilherme Rocha, administrador de Fernando de Noronha.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 30ª Refeno seguem abertas até o dia 18 setembro, e podem ser feitas através do site www.refeno.com.br. Estão aptas para participar da Regata Recife – Fernando de Noronha as embarcações das classes ORC, RGS, Mocra, Multucasco, Catamarã, Multicasco Trimarã, Aço, Bico-de-Proa, Aberta e Turismo.

ATUAL CAMPEÃO

Em 2017, o Camiranga conquistou o Troféu Fita Azul da Refeno pelo quarto ano seguido, com direito a quebra do próprio recorde entre os barcos monocascos. A embarcação comandada por Samuel Albrecht completou a travessia de 292 milhas náuticas (545 quilômetros) em 19h03min18s.

PATROCINADORES

A Refeno 2018 conta com o patrocínio da Ekäut Cervejaria Artesanal, além dos apoios da Administração de Fernando de Noronha, Prefeitura do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Parque Marinho de Fernando de Noronha, ICMBio, Porto do Recife, AD Diper, Agemar, Biapó, Armazéns do Porto, DryUp, Hotel Luzeiros, Porto Novo e Spot.



Slide1