Encatho & Exprotel é um encontro de aprimoramento do empresariado hoteleiro

0
212

 

1A 31ªedição do Encatho & Exprotel é um encontro de aprimoramento do empresariado hoteleiro.  As mudanças nas leis, meio ambiente e o avanço tecnológico é apresentado para o público presente de uma forma muito didática.

Tecnologia e Sustentabilidade na Hotelaria   

As atividades do segundo dia iniciaram às 9h debatendo o tema sustentabilidade. “Soluções em energia solar” para os empreendimentos foi o tema da palestra de Kirk Douglas de Souza Bardini, da Weg. Na sequência, Bruno Mena Cadorin da Wier, falou sobre “Tecnologia sustentável em plasma e ozônio. Luiz Bueno da Fromtherm, falou sobre “Tecnologia para economia de energia: A Bomba de Calor, seu funcionamento, aplicação e mercado”. Encerrando o painel, Luis Fernando Albalustro do SENAC-SC, fala sobre “A importância dos meios de hospedagem para a economia criativa”.

9º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira

O Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira este ano, atrelado ao tema do 31º Encatho&Exprotel, Pessoas&Tecnologia, abordou assuntos inovadores na operação. Inicia-se com o Bruno Rodrigues, Turismólogo carioca que falou sobre a Modelagem do perfil do gestor hoteleiro contemporâneo, uma abordagem prática fruto de sua experiência e estudo na área de liderança operacional. Ampliando a visão sobre a necessidade de integração dos setores, Paulo Correa do Il Campanário Resort, fala sobre “A importância da integração dos setores de manutenção e governança no meio de hospedagem”, apresentando através da sua vivência e experiência nos setores gerenciais e manutenção, o papel de cada setor e principalmente formas de integrar para que a operação flua de forma assertiva com foco na qualidade do atendimento e no ambiente de trabalho.

Programas de Qualidade, Certificações e qualificação dos processos

Já parte da tarde, a abordagem trouxe conceitos de profissionalização dos setores operacionais, com o objetivo de replicar conhecimentos sobre  como forma de atingir a excelência na operação. Assim, o Painel: Qualidade nos processos internos dos meios de hospedagens, trará as profissionais: Cris Kallmann, Consultora do Grupo Diretiva (Quality Management Systems Lead Auditor (ISO 9001), questiona e justifica o porquê de se implantar qualidade na hotelaria, focando nos benefícios que a implantação ocasiona. Já Teresinha Covas Lisboa, Pós-doutorada em Administração pela Florida Christian University e Membro do Grupo de Excelência em Hotelaria, abordou os aspectos legais das práticas de governança, trazendo como comparativos, a legislação sobre a governança em ambientes hospitalares e como aliar tudo isso nas práticas em meios de hospedagens. Carla Trindade, Consultora na área de governança em meios de hospedagens, finaliza apresentando cases reais, focando nos desafios e nas formas de vencer cada um, objetivando a busca da excelência dos serviços.

O Simpósio chega em sua 9ª edição, objetivando ampliar o conhecimento dos profissionais dos setores operacionais, assim como, trazendo a integração entre líderes, coordenadores e gestores, no intuito de colaborar para o crescimento e o desenvolvimento da hotelaria.


Regata News é midia parceira do evento
Regata News é midia parceira do evento