Seleção Escolinha de Triathlon enfrenta melhores atletas do continente no Pan-Americano em Brasília

0
618

 

Gabrielle Lemes  (Divulgação
Gabrielle Lemes
(Divulgação

Competição deste final de semana vale pontos para o ranking internacional e classificação para o Mundial da modalidade

O clima será de decisão de Copa do Mundo para a Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento na principal competição de triathlon das Américas, a CAMTRI Triathlon American Championships, neste final de semana (23 e 24). Serão dois dias de disputas na orla da Ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília, com os melhores triatletas do continente. Em jogo, pontos valiosos no ranking internacional e o sonho da classificação olímpica, para os veteranos, e vagas no Mundial de Triathlon 2018 em Gold Coast, para os Júniors.

Os atletas da elite e da categoria Sub23 competem neste sábado (23) na distância olímpica, com 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10 km de corrida. No domingo (24), é a vez da Seleção Escolinha entrar em campo para uma prova em alta velocidade na distância sprint, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Gabrielle Lemes, Alice Forti Tinelli e Pedro Boff largarão na categoria Júnior ao lado de Rainer Simas Lopes, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, projeto onde se desenvolveram. Já Mateus Martinhaki, Pedro Henrique Gomes e Maria Fernanda Forti Tinelli competirão com Fernanda Nardino, também da Escolinha, nas categorias de idade.

Gabrielle Lemes  (Divulgação
Gabrielle Lemes
(DivulgaçãoEstão todos ansiosos por disputar seu primeiro Panamericano. Eles já tiveram a oportunidade de competir com atletas de outros países no Mundial Escolar e no Sul-Americano, mas agora poderão enfrentar adversários fortes do México e dos Estados Unidos. Vários deles estão ainda no primeiro ano na categoria Júnior, e essa experiência valerá muito para os próximos anos”, destaca Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

 

Para Gabrielle Lemes, Alice Forti e Pedro Boff, o Pan-Americano ainda será o grande teste final para a seletiva americana da CAMTRI em Salinas, Equador. O trio disputará a prova, dia 30 de junho, em busca da classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em outubro.

A Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento reuniu para a temporada 2018 os dez atletas com maior potencial para o alto rendimento, entre os 60 alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, consagrando um trabalho de quatro anos no desenvolvimento das categorias de base do triathlon no Paraná. Na nova equipe, os dez atletas selecionados passam a receber uma ajuda de usto mensal e são direcionados para as principais competições brasileiras e internacionais, visando as classificações olímpicas.

O projeto foi viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Banco Safra, Sanepar, Elejor e Governo do Paraná.


Fonte – Flávio Perez/ onboardsports