O Team Brunel venceu, neste sábado (19), a Gurney’s Resorts In Port Race Newport, disputada nas águas de Rhode Island, nos Estados Unidos. O barco do holandês Bouwe Bekking conseguiu largar melhor e não deu brecha aos adversários durante a prova. O espanhol MAPFRE terminou em segundo lugar e ampliou a liderança no campeonato paralelo das regatas costeiras. O terceiro lugar ficou com a equipe da casa, o Vestas 11th Hour Racing.
“Sabíamos que o início seria crucial”, disse o neozelandês Peter Burling, do Team Brunel. “Saímos muito bem e isso tornou a nossa vida bastante fácil”.
Os espanhóis do MAPFRE não vão se esquecer tão cedo da passagem por Newport. Além da vitória da etapa entre o Brasil e os Estados Unidos, a equipe do campeão olímpico Xabi Fernandez ampliou sua vantagem na classificação geral nos dois campeonatos da Volvo Ocean Race: a regata de volta ao Mundo e as In-Ports Races.
O herói local Charlie Enright levou seu Vestas 11th Hour Racing para um bom terceiro lugar no pódio, agradando aos fãs locais que saíram para ver a regata apesar das baixas temperaturas e da chuva.
O SHK / Scallywag de David Witt terminou em quarto lugar, à frente do Dongfeng Race Team. Enquanto isso, a equipe do team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, fechou em sexto e o Turn the Tide on Plastic, em último.
Agora, os barcos se preparam para a nona etapa, que começa neste domingo (20), rumo a Cardiff, no Reino Unido. A travessia transatlântica terá 3.300 milhas náuticas até o País de Gales e terá pontuação dobrada.
Classificação geral das In-Port Races
1- MAPFRE – 50 pontos
2- Dongfeng Race Team – 42 pontos
3- Team Brunel – 36 pontos
4- team AkzoNobel – 35 pontos
5- Vestas 11th Hour Racing – 23 pontos
6- Sun Hung Kai / Scallywag – 19 pontos
7- Turn the Tide on Plastic – 16 pontos