Balneário Camboriú – Meia Maratona Internacional atrai 4,5 mil corredores que cruzaram a linha de chegada

0
568
Corre-Brasil-180430-Meia-de-BC-Crédito-Juliana-Bogo
Corre-Brasil-180430-Meia-de-BC-Crédito-Juliana-Bogo

Cerca de 4,5 mil corredores cruzaram a linha de chegada. Emoção, solidariedade e superação marcaram trajeto que, para quem correu os 21km, teve como ponto mais desafiador o Morro da Rainha. Maior edição da história da Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú aconteceu no domingo (29/4)

Uma das maiores estruturas do ano para corridas de rua em Santa Catarina foi montada domingo (29), para a Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú (SC). A prova reuniu mais de 4,5 mil atletas nas categorias 21km (individual e revezamento), 5km e Maratoninha Kids. O evento foi uma realização da Associação de Apoio à Cultura e ao Esporte de Santa Catarina (AACESC), com organização da Corre Brasil.

Saíram vencedores nos 21km: Jurandyr Couto (1h8min16seg) e Simone Ponte Ferraz (1h21min13seg). Nos 5km, cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar Ojanio dos Santos (15min17seg) e Gabriela de Freitas (17min22seg).

“Mesmo com o calor que começou a ficar mais intenso depois das 9h, tivemos muitos atletas amadores e profissionais vencendo os seus limites e completando a prova. O Morro da Rainha, que integra o trajeto dos 21km, é sempre um desafio que motiva muitos corredores para este evento”, comenta o diretor da Corre Brasil, Ricardo Ziehlsdorf. “Estamos muito felizes em finalizarmos a oitava edição da Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú entregando a maior corrida da história em estrutura e número de participantes”, agradece.

Para a Caixa, uma das patrocinadoras do evento, o saldo também foi positivo. O superintendente para o Vale do Itajaí, Guilherme Bauer, destaca a atuação nacional da instituição em prol do esporte. “Somos patrocinadores oficiais do atletismo brasileiro e, em Santa Catarina, apoiamos diversas corridas em várias cidades e regiões”, comenta. Além de levar o nome da Caixa para o evento, Bauer também completou a prova de 5km. “É uma oportunidade ímpar de estarmos próximos à nossa equipe e aos clientes. A organização é sempre impecável e com certeza estaremos juntos com a Corre Brasil em outros eventos”, acrescenta.

Além da Caixa, o evento contou com os patrocínios da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Fundação de Esportes, Angeloni, Havan, Body Action, RVB Malhas, Balneário Camboriú Shopping, Saucony, Lojas Korrer e Café 3 Corações. Foram apoiadores a Verde Campo e a Banana Brasil.

Corredores viveram momentos únicos

Entre os milhares de corredores, histórias de superação e alegria se multiplicavam. Um dos mais empolgados era Carlos Alexandre Firmo de Moura, conhecido como Paraíba. No dia em que largou para a sua sexta Meia Maratona em Balneário Camboriú, ele completou 34 anos. “Estou muito feliz de fazer o que amo, com saúde e rodeado de amigos”, comenta ele, que ficou em quatro lugar nos 21km. “Essa prova é maravilhosa. Além de estarmos na praia, com esse clima que só o litoral tem, ainda há muita gente na rua, turistas incentivam todo o trajeto. A organização é incrível também”, disse.

A prova também foi marcante para Suzete Antonieta Lizote. Essa foi a primeira vez que ela correu os 21km. “Moro em Itajaí e escolhi esta corrida para essa nova conquista. Balneário Camboriú tem seu glamour e quero que este dia fique marcado pra mim”, comentou ela. Com a preparação e o acompanhamento de profissionais, ela não só concluiu a Meia Maratona, como ficou em 10º lugar geral e 1º na categoria.

Solidariedade marcou o evento

A torcida do público pelos seus familiares deu lugar a uma emoção coletiva quando se posicionaram na largada os integrantes do grupo Pernas Solidárias. Eles levaram para a pista da Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú crianças e jovens portadores de necessidades especiais que, com o apoio da equipe, viveram a experiência de cruzar a linha de chegada.

Valdecir Taschner foi um dos participantes pelo projeto. Com um veículo adaptado, ele utiliza a força das mãos e braços para percorrer o trajeto. Os cinco quilômetros vencidos por ele não demonstram o pouco tempo de competição: ele está há apenas um ano nas pistas. “Comecei a participar porque vi que muita gente tem mais dificuldade que eu e está aqui. Pessoas que não tem nem o movimento nos membros superiores, por exemplo. Acabei descobrindo que cruzar a linha de chegada é uma sensação sem explicação, que me motiva sempre mais”, finaliza.

Sobre a Corre Brasil -Há 10 anos a Corre Brasil realiza eventos de corridas rústicas de 5k e 10k, meias maratonas, corridas noturnas e também provas personalizadas em Santa Catarina. Já foram mais de 120 provas em nove cidades diferentes do estado. Nelas, competiram mais de 100 mil corredores profissionais e amadores.

Entre elas estão a Meia Maratona de Pomerode, a Meia Maratona Internacional de Florianópolis e a Balneário Camboriú Night Run. Só em 2018, mais de 20 corridas integram o calendário. Seis estão com inscrições abertas no site www.correbrasil.com.br


 

Fonte – Marina Melz