Regata -Rio de Janeiro – Está chegando mais uma etapa da Regata Santos-Rio

0
418

 

 

 

Largada da edição 2016  (Douglas Moreira
Largada da edição 2016
(Douglas Moreira

Com 67 anos de história, a competição coleciona uma galeria de grandes homens e barcos  .Em 4 de janeiro de 1947, foi disputada a primeira regata Buenos Aires-Rio, uma promoção conjunta do Yacht Club Argentino e do Iate Clube do Rio de Janeiro, representado por José Candido Pimentel Duarte. Quatro anos depois, surgia a Regata Santos-Rio, uma realização conjunta do Iate Clube de Santos e do Iate Clube do Rio de Janeiro. A proximidade das datas não era coincidência.

Para muitos os que viveram a vela no período, a regata nacional tinha como principal objetivo “treinar” as tripulações para enfrentar a competição mais importante. Não é de admirar, portanto, que os vencedores das primeiras Santos-Rio tenham sido exatamente os veleiros da Classe Brasil, encomendados por Pimentel Duarte à americana Sparkman & Stephens, para “derrotar os argentinos”. É claro que logo em seguida a regata adquiriu importância própria.

No próximo dia 27, ao completar sua sexagésima sétima edição, a Regata Santos-Rio continua palco de emocionantes velejadas, sempre envolvendo grandes nomes da vela oceânica. Do pioneiro Joaquim Belém a Torben e Lars Grael; de João e Guga Zarif a Eduardo de Souza Ramos; de Sergio Mirsky e Fernando Pimentel Duarte a Fernando Nabuco; de Roberto Pellicano a Maurício Santa Cruz, milhares de velejadores contribuíram para que a regata se mantivesse entre as mais importantes do calendário de oceano do País.

Até esta segunda-feira, 23 de outubro, quinze barcos confirmaram presença no desafio de 200 milhas náuticas, pelas classes IRC, ORC e BRA-RGS. Entre eles a tripulação do Camiranga (Veleiros do Sul), invicta desde 2015, ano em que quebrou o recorde com o tempo de 18h09m03s.

Foi também em 2015 que a famosa disputa completou 65 anos. A data foi comemorada com a criação de uma nova logomarca criada pela equipe da Coolpix Design e Estúdio, que até hoje estampa as camisetas da competição.

Logo do evento é uma criação da Coolpix Design Estúdio  (Divulgaçã
Logo do evento é uma criação da Coolpix Design Estúdio
/Divulgação

 

 

 

Era digital

Repetindo o sucesso do ano passado, o ICS vai transmitir a largada pelas redes sociais, através da função live na @RegataSantosRioOficial, página oficial do evento no Facebook. Em 2016 a transmissão ao vivo pela rede alcançou 9.810 pessoas.



 

Mais informações, acesse icsantos.com.br



 

Programação da nova edição:

26 de outubro (quinta)

18h30: Reunião de comandantes no Mirante da Sede Guarujá

20h: Jantar e festa de confraternização no ICS para velejadores, acompanhantes e convidados.

27 de outubro (sexta)

10h Encerramento das inscrições e pesagens

12h Largada única para todas as classes – Baía de Santos

03 de novembro (sexta)

20h Cerimônia de Premiação da Santos-Rio no ICRJ (Pérgula da piscina)


 

Fonte –  Isabela Campos – ICS