Meio-Ambiente – Balneário Camboriú – Semana do Meio Ambiente segue com a expedição “Pelos Olhos do Rio”

0
440

 

rio

 

O mundo se volta para o meio ambiente – Em Balneário a semana voltada   para conscientização e preservação do meio ambiente começou neste domingo (04) a Semana do Meio Ambiente de Balneário Camboriú. Para abrir a programação, a Praça Almirante Tamandaré recebeu diversas atividades como música, ginástica, passeio ciclístico, varal literário com mensagens sobre o meio ambiente e sustentabilidade e ponto de coleta para o recebimento de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico.

O passeio ciclístico reuniu adultos e crianças. Nas bicicletas eles levaram mensagens de sustentabilidade e preservação confeccionadas pelos Alunos do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC Projeto Oficinas). A ciclista Regina Lúcia Carvalho, Integrante da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú, levou uma placa com o seguinte questionamento: “Sua consciência está em paz com o meio ambiente?”. Ela já está acostumada a pedalar e acredita que a iniciativa incentivou outras pessoas. “É muito bom, estimula a prática esportiva e o cuidado ao meio ambiente” disse.

Gabriela Fanderuff Leôncio aproveitou a manhã de domingo sem chuva para levar o filho Arthur para brincar. Quando passou pela praça e viu a movimentação decidiu ficar para participar do passeio ciclístico. “Como eu já estava de bicicleta fiquei por aqui. Achei bem legal a iniciativa que aliou meio ambiente com atividade física, o que para mim tem tudo a ver”, falou a moradora da cidade. O pequeno Arthur carregava a placa que dizia “Use a energia solar! ”.

Muitas pessoas buscaram orientação ou aproveitaram para descartar óleo de cozinha usado e lixo eletrônico na barraca da Secretaria de Meio Ambiente. No local também foram distribuídas mudas de chás fitoterápicos. As atividades começaram às 8h30 e seguiram até o meio-dia.

Nesta segunda-feira (05), a programação da Semana do Meio Ambiente segue com a expedição “Pelos Olhos do Rio” onde de barco será percorrido o trecho do rio que vai da Barra Sul até a ponte de Camboriú. A expedição começa às 8h30 com saída no novo atracadouro da Barra Sul. O objetivo é identificar irregularidades, como esgoto clandestino, ocupações irregulares e depósito de entulho nas margens do rio.

“Sempre que olhamos o rio, o avistamos da terra. Agora, vamos olhar de dentro do rio para as margens, como se fosse o rio olhando para cidade e identificando todas as agressões que ele vem sofrendo”, falou o secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Gevaerd. “Nosso objetivo é identificar as irregularidades e depois fazer um trabalho de conscientização com a população das duas cidades para que, junto com o poder público, cuidem do Rio Camboriú”, finalizou.

A expedição “Pelos Olhos do Rio” terá a presença de representantes da SEMAM, Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (FUCAM) e do Comitê Rio Camboriú. Os técnicos e as equipes acompanhadas dos gestores de ambas as secretarias irão vistoriar e registrar as atuais condições deste percurso do Rio Camboriú.