
O argentino Santiago Lange, campeão olímpico na classe NACRA na Rio 2016 com a compatriota Cecilia Carranza Saroli, recebeu o Magnus Olsson Prize, um dos prêmios mais importantes da vela mundial. O velejador, que correu a Volvo Ocean Race em 2008-09 no Telefónica Black e em 2012 no Telefónica, fez história com a medalha de ouro depois de uma batalha contra um câncer meses antes das regatas no Rio de Janeiro. O argentino perdeu parte do pulmão.
O prêmio, que já foi de Torben Grael em 2014, é dado à personalidades da vela que transformam adversidades em sucesso, além de inspirar velejadores. Magnus Olsson faleceu em 2013, mas seu legado na modalidade está vivo até hoje.
“Eu conheci Magnus algumas vezes, especialmente durante a Volvo Ocean Race 2008-2009, quando ele era o comandante do Ericsson 3 e eu naveguei no Telefonica Black”, recorda Santiago. “Eu me lembro dele como uma pessoa que amava seu esporte e amava o mar, e sempre tinha um grande sorriso em seu rosto. Foi fantástico o que ele fez com o Ericsson e sua equipe de jovens inexperientes”.
Então, qual será o próximo passo de Santiago Lange? “Meu próximo grande objetivo são os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Vou ter 59 anos, não tenho certeza de que vou conseguir, mas é o meu sonho. Minha parceira Cecilia Carranza Saroli vai tentar novamente”.