Regata Cidade de Florianópolis: Zeus Team conquista o Fita Azul

0
352
Fotos: Daniel Rodriguez/Green Multimídia
Fotos: Daniel Rodriguez/Green Multimídia

Abertura da Copa Veleiros de Oceano, regata desse final de semana fez parte das comemorações dos 344 anos de Florianópolis

Com excelente presença da flotilha oceânica do Iate Clube de Santa Catarina a Copa Veleiros de Oceano teve início nesse sábado com mais de vinte barcos na raia da Baía Norte para a realização da Regata Cidade de Florianópolis. O evento que fez parte das comemorações de aniversário da capital catarinense foi realizado em condições de ventos sudeste/sudoeste entre 10-12 nós.

Comandado por Inácio Vandresen, a tripulação do Zeus Team foi a primeira a completar o percurso conquistando o troféu Fita Azul, além do título na classe C30, uma das mais competitivas da vela oceânica brasileira. A equipe do Zeus Team terminou a regata longa, que teve como dois triângulos e mais um barlasota contornando as boias sempre por bombordo, em 1h06min50s, pouco mais de um minuto à frente do Corta Vento, vice-campeã da classe C30.

O Absoluto, que retornou as competições na abertura da Copa Veleiros de Oceano, também fez uma excelente regata confirmando a vitória na classe ORC, andando sempre bem próximo aos dois barcos da classe C30. Enquanto isso, na classe IRC a vitória ficou com o Argonauta 4.

Fotos: Daniel Rodriguez/Green Multimídia
Fotos: Daniel Rodriguez/Green Multimídia

Uma das classes mais disputadas nesse sábado, a HPE-25 contou com vitória da tripulação gaúcha do Tereza. Apenas vinte segundos separou a equipe campeã dos catarinenses do Força 12, repetindo o bom duelo que as duas tripulações travaram durante o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. Logo atrás veio o Arretado, completando o pódio.

Classe com maior número de participantes, a RGS A teve como vencedor o Plancton, comandando por Pedro Santiago, após correção de tempo. Em segundo lugar veio o Bruxo e em terceiro o Açores III. Na RGS B deu Euphoria.

Retornando as competições na Copa Veleiros de Oceano a classe Bico de Proa contou com a presença de duas embarcações e teve como vencedor o Sarangonha seguido por Zimbrox. Na RGS Cruzeiro A Taura I (1º), Morabeza (2º) e Quival (3º) subiram ao pódio, enquanto na RGS Cruzeiro B o título ficou com o Açores II enquanto o Vento Solar terminou em segundo.

A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano acontece no dia 8 de abril com a realização da Regata Fortalezas. Ao final da Regata Cidade de Florianópolis, as tripulações participaram de sorteios com premiações na Pousada Pedras Rollantes e no Café no Sítio.

    Sobre a Pousada Pedras Rollantes e o Café no Sítio: De propriedade do velejador Tarcísio Matos, da Lu Eicke e de seu sócio, o jornalista Eduardo Marques, o Sítio localizado em Alfredo Wagner é dedicado a produção de citros orgânicos, notadamente a tangerina sem sementes da variedade clemenules. A vontade de dividir o espaço privilegiado que eles desfrutam os levou a abrir o Café no Sítio, em 2015, e a Pousada Pedras Rollantes no ano seguinte, sendo que ambos seguem os mesmos conceitos de respeito irrestrito ao meio ambiente e sustentabilidade, que são aplicados no modo de viver em Pedras Rollantes. Para saber mais: http://pousadapedrasrollantes.com.br/ e http://cafenositio.com.br