Semana do Cérebro movimenta a Grande Florianópolis

0
437

 

image001

Numa iniciativa da The Dana Foundation, anualmente, no mês de março, universidades, escolas, hospitais, organizações e empresas, se unem durante uma semana para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos neurocientíficos e da importância de se exercitar o cérebro em todas as idades. A ação denominada Brain Awareness Week (Semana da Consciência do Cérebro), iniciou no dia de 13 e vai até 19 de março, em todo mundo e envolve atividades livres, organizadas criativamente, e incluem desde visitas guiadas a laboratórios, palestras e minicursos, oficinas, exibição de filmes e documentários comentados por neurocientistas, até exposições e brincadeiras interativas sobre o cérebro, a mente, ilusões, doenças, etc.

t

Para esta terça feira, a partir das 18 acontece a palestra “Como turbinar seu cérebro para concursos – no Supera Continente; já no dia 15, quarta, a partir das 14 horas – ocorre a pale3stra “Os Benefícios da estimulação da memória para os idosos”, no auditório do Sesc.

No Brasil a coordenação é da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – SBNeC e, que trabalha para que o número de atividades aumente a cada edição, demonstrando o engajamento e a força da nossa sociedade. Nos últimos três anos, a Supera vem colaborando significativamente para que o país continue entre as três primeiras colocações no cenário mundial, afinal, são mais de 200 escolas em funcionamento espalhadas pelo país, contando este ano, com todas as ações da unidade instalada recentemente na área continental.

 

 

Divulgação
Divulgação

Com a missão de levar as pessoas a experimentarem a emoção de pensar e agir de forma inovadora, a unidade Supera Continente inscreveu algumas ações que serão realizadas em espaços públicos e privados na Grande Florianópolis e envolvem sessão de cinema, palestras, jogos e dinâmicas, tudo de forma gratuita. “Queremos apresentar e disseminar algumas ferramentas utilizadas na prática da ginástica cerebral (neuróbicas, desafios lógicos, cálculos com o ábaco, jogos pedagógicos), que podem ser realizadas diariamente por pessoas de qualquer idade. Ações simples que trabalham habilidades cognitivas como atenção, foco, memória, raciocínio, criatividade e concentração, bem como, o desenvolvimento das competências socioemocionais como autoestima, disciplina e confiança”, enfatizou Mariana Nicoletti Cenci.“A saúde mental da população é um interesse público. Temos que falar mais da importância do cérebro na qualidade de vida das pessoas”, finalizou Mariana