
Foto: Gustavo Roth/Agência Preview/CBVela
A IV Copa Brasil de Vela chega ao fim neste sábado, em Porto Alegre, com os campeões de quatro classes já definidos. Marco Grael e Carlos Robles, na 49er; Patrícia Freitas, na RS:X feminino; Albert Lopes de Carvalho, na RS:X masculino; e Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, na 470 feminino, não podem mais ser alcançados nas regatas do último dia. A largada das primeiras provas está prevista para 11h.
Às 19h, na sede do Clube Veleiros do Sul, está marcada a apresentação dos vencedores da competição, que passam a fazer parte da Equipe Brasileira de Vela em 2017.
“Estou há um mês treinando com o Robles e essa vitória [antecipada] mostra que temos potencial para evoluirmos durante o ano, embora ainda temos muito a aprender um com o outro, e fazer um bom ciclo até Tóquio”, afirmou Marco Grael, que representou o Brasil na classe 49er nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, ao lado de Carlos Robles, lidera a classificação geral com sete pontos perdidos, à frente de Robert Scheidt e Gabriel Borges, que têm 12 p.p..
Nesta sexta-feira, dia 10, as regatas do dia foram canceladas pela falta de boas condições de vento nas raias do Guaíba, onde ficam o Clube dos Jangadeiros e o Veleiros do Sul, sedes da competição. Ainda assim, o Principal Race Officer (PRO) da Copa Brasil, Alexandre Saldanha, o ‘Spanto’, destacou a qualidade técnica da competição até aqui.
“Tivemos excelentes regatas e, em se tratando de um evento que é seletivo para a Equipe Brasileira, isso é fundamental”, avaliou.
Na RS:X feminino, Patrícia Freitas, com 10 pontos perdidos, deixou para trás as concorrentes. Na RS:X masculino, Albert de Carvalho já sacramentou o título com nove pontos perdidos. E na 470 feminino, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan somam 14 p.p., bem à frente das rivais.
Fonte : Danielle Lima/mginpress