Volta ao mundo-Especial – jornalista Nelci Seibel

0
839

 

nELCI NOVA

 Nelci Seibel é jornalista. Residente em Joinville/SC. Membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul.  – seibelnelci@gmail.com




 

Aniversário de Joinville

As entidades interessadas em participar do desfile de comemoração aos 166 anos de Joinville, no dia 9 de março, tem até esta sexta-feira (24/02) para se inscrever. Qualquer entidade ou grupo organizado pode participar e desfilar com no máximo 60 integrantes, 15 carros e 20 motos. A cerimônia acontece às 17 horas, na Avenida Beira-Rio. Obtenha todas as informações em drimprensa@gmail.com,  ou telefone 3431-3233.

Dois Olhares Sobre Joinville No dia 7 de março, a escritora Fernanda Ortiz Machado lança o livro “Dois Olhares Sobre Joinville”, acompanhado de uma exposição com o mesmo nome, com a curadoria de Miriam Aparecida da Rocha. O evento é aberto ao público e será realizado no Museu de Arte de Joinville, a partir das 19h30. A exposição vai  até o dia 30 de abril. A exposição reúne 16 obras dos artistas joinvilenses Ademar César e Amandos Sell.




 

 Evento conjunto de literatura

Slide1

Membros da Academia Joinvilense de Letras. (presidente Milton Maciel, 3º da direita)

A pedido da Associação das Letras, a Academia Joinvilense de Letras vai sediar o Primeiro Evento Conjunto de Literatura de Joinville, congregando as três maiores entidades de escritores e aspirantes da região: a Academia, a Associação e a Confraria. Será no dia 2 de março, no Salão Mozart da Harmonia Lyra, às 20 horas. Porém, a partir das 19h haverá sessão ordinária da Academia Joinvilense de Letras, realizada pela primeira vez no novo espaço, no 3º andar da Harmonia Lyra. O evento é aberto ao público e gratuito.




 

Curtir o carnaval nos hotéis CHA

Slide2

Pousada Dom Capudi – Bombinhas – SC

A Cadeia de Hotéis Associados (CHA) preparou pacotes especiais durante o  período de Carnaval. São onze hotéis, nos quais houve recepção com decoração especial e drinques para quem permanecesse hospedado por três a sete dias. Veja todos os hotéis e seus serviços em: www.chahoteis.com.br.




 

Fraiburgo Rota da Amizade

 Slide3

Jardins do Hotel Renar e cidade de Fraiburgo – SC – Foto: Nelci Seibel

Fraiburgo, uma cidade limpa e organizada, com cerca de 40 mil habitantes integra o Vale do Contestado e sua área urbana é cercada por pomares que reúnem mais de 7 milhões de macieiras. O município produz mais de 180 toneladas por ano, ou seja, 26% das maçãs colhidas no país. Fraiburgo foi fundada na década de 1950, pelos irmãos René e Arnoldo Frey, imigrantes alemães, que após diversos negócios se dedicaram, junto com outras famílias à cultura de maçãs. O sucesso do empreendimento trouxe ao município o título de “Capital da Maçã”.

Um dos atrativos para turistas é a visita aos pomares, com direito a colher as frutas no pé, entre fevereiro e maio. Já no início da primavera, o espetáculo são os pomares de maçã em flor, quando os produtores também organizam passeios para visitantes.

Em Fraiburgo a temperatura é amena mesmo no verão, e no inverno a paisagem se cobre de branco pela geada e eventuais quedas de neve. Além da cidade acolhedora, destacam-se atrativos turísticos como:  Casa da Cultura Lydia Frey; Castelinho, inspirado na arquitetura normanda; Gruta do Monge João Maria; destaque da Guerra do Contestado; Santuário Diocesano de N. Sra. de Fátima, a 3,5 km do centro; Floresta René Frey, 50 hectares de mata preservada, com trilhas e uma capela para meditação;  Hotel Renar, em uma colina, com amplos jardins, bosque e parque infantil, um dos cartões postais de Fraiburgo.

Passeios de aventuras podem ser realizados com os jipes Kaigang e Jagunço, com obstáculos e surpresas no trajeto. Próximo a Fraiburgo ficam os municípios de Lebon Régis, outrora cenário das mais sangrentas batalhas da Guerra do Contestado e Monte Carlo, cuja economia provém da madeira de reflorestamento e fruticultura. Mais informações em: www.rotadaamizade.com.br.



Pinheiro Preto na Rota da Amizade

Pinheiro Preto é um pequeno município em número de habitantes, porém conhecido pela sua colonização italiana, desde o início dedicada ao cultivo de frutas de clima temperado. Pêssegos, maçãs e uvas são ali produzidas, tanto que 50% do vinho de Santa Catarina sai deste município. O relevo acidentado e as ruas floridas da cidade remetem a uma legítima vila italiana.

Vários atrativos chamam a atenção: mas impressiona o Túnel Ferroviário, de 62m de extensão em meio às rochas. Marco histórico da Ferrovia do Contestado, construído pela Brazil Railway, em 1909. O famoso “assalto ao trem pagador”, que virou concorrido filme, se deu neste túnel.

Slide1

Túnel Ferroviário de Pinheiro Preto – SC

Há também o Museu e Arquivo Histórico Pedro Lorenzzoni, a Cruz do Vaccariano, o Museu do Nono, que ostenta as primeiras pipas de vinho do município entre outros objetos. Duas vinícolas merecem ser visitadas: a Vinícola da Serra (49 3562-1249) e Vinícola Casal Piccoli ( 49 3562-1365). Saiba mais em: www.rotadaamizade.com.br.



 

 Concurso de vinhos em B. Gonçalves

 Slide2

A prova dos vinhos é feita às cegas pelos sommeliers, sem o conhecimento dos rótulos,

A 15ª edição do Concurso Nacional de Vinhos e Destilados BY Concours Mondial de Bruxelles acontecerá na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, de 4 a 7 de abril próximo. Bento Gonçalves entrou nos últimos anos na geografia dos mais renomados sommeliers e enólogos do planeta. O município detém algumas das mais importantes vinícolas brasileiras e é referência no setor. O CMB – BRASIL é a versão brasileira do mais importante concurso de vinhos e destilados do mundo. A competição avaliará apenas vinhos e destilados brasileiros, para  promover o setor vitivinícola no país, revelando os melhores rótulos, de pequenos ou grandes produtores, projetando-os internacionalmente. O evento acontecerá no Condomínio Vitivinícola Spa do Vinho. Saiba mais em: facebook.com/concursomundialdebruxelas.

 



 Festival da Flor de Cerejeira

O maior e mais famoso evento da Região da Capital dos Estados Unidos -,  Washington, DC, Maryland e Virginia, o Festival Nacional da Flor de Cerejeira , comemora 90 anos em 2017. Esse ano, de 20 de março a 16 de abril, celebra a primavera e as flores de cerejeira, com uma agenda repleta de atividades para toda a família.

Slide3

 Comunidades japonesas pelo mundo comemoram e veneram as cerejeiras em flor

É também um festival cultural, promovendo as artes clássicas e contemporâneas, a natureza e a amizade entre os Estados Unidos e o Japão. Para baixar as imagens em alta resolução, acesse: //we.tl/bBwgpC9wOI.




 

NA ROTA DA TEQUILA

Slide4Tequila não é apenas o nome da bebida mais famosa do México. A 64 km de Guadalajara,uma cidade repleta de campos de agave azul-esverdeados leva o mesmo nome de uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e símbolo de festa e alegria. A cidade de Tequila, no estado de Jalisco, e partes dos estados de Guanajuato, Nayarit, Michoacán e Tamaulipas formam a região do México que produz toda a tequila do mundo – Cerca de 200 milhões de litros por ano. Com isso, em 1978, foi instituída a “Denominação de Origem Tequila”, determinando que qualquer bebida de agave produzida fora desta região não pode ser chamada de tequila.

As belas paisagens de Tequila, no estado de Jalisco, fizeram com que a bebida recebesse o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2006.  Uma boa opção para explorar a região é a bordo do trem turístico Tequila Express. Partindo de Guadalajara, você pode curtir durante a viagem os mariachi ao vivo (gênero musical popular do México), danças tradicionais, visita guiada à fábrica Herradura e, claro, algumas doses de tequila.

Slide5

Trabalhadores na lida de cultivo da tequila

Além de passear pelos campos de agave, na parada que o trem faz no sítio São José do Refúgio, lar do Tequila Herradura, é possível conhecer como é feita a tequila, desde as pequenas produções artesanais até as bebidas consumidas internacionalmente e produzidas sob normas determinadas.  Saiba tudo em:  www.visitmexico.com. Eu já provei, vale a pena conhecer.




 

Coluna anteiror – http://regatanews.com.br/volta-ao-mundo-especial-jornalista-nelci-seibel/