Residente em Campinas, onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, e já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do planeta, tais como a travessia Hernadarias-Paraná, que era conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a famosa Tríplice Coroa das Águas Abertas este é Samir Barel
Ele já viu de perto os encantos e dificuldades da Travessia Do Leme ao Pontal, a maior maratona aquática do Brasil. Em dezembro de 2016, o ultramaratonista aquático foi o responsável pela preparação de Marcos Campos, que na ocasião tornou-se o novo recordista do percurso de 35km (7h34min). Dois meses após a jornada, Samir volta ao Rio de Janeiro, dessa vez para cair na água e sentir na pele as emoções de atravessar de ponta a ponta uma das mais belas orlas do país.
“De fato é uma das mais belas provas que eu já vi e agora, graças ao trabalho da Leme To Pontal Swim Association, está cada vez mais acessível aos fãs da natação em águas abertas. Um patrimônio riquíssimo que temos muito à aproveitar e explorar. E vale ressaltar os grandes desafios do percurso, como as fortes ondulações, baixas temperaturas na água, algumas águas vivas, comuns na área, e, principalmente, a natação noturna, uma vez que a largada ocorre a partir da uma da madrugada”, contou o treinador e sócio proprietário da Elo Academia.
Samir Barel fará a travessia em forma de revezamento, junto com seu aluno, Hélio Padilha. Cada um nadará por uma hora até concluir o percurso. A previsão é cair na água na madrugada de domingo para segunda feira (20/02), se as condições da maré e climáticas estiverem favoráveis.