Guilherme Sucena é formado em Administração de Empresa com pós graduação em Gestão Hospitalar, em Gestão Empresarial e com MBA em Finanças pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Participou ativamente da gestão do Rio Grande Yacht Club – RGYC. Foi Comodoro, Presidente do Conselho Deliberativo, vice-comodoro de finanças, diretor de regatas e hoje é conselheiro nato do clube de vela. Atualmente é sócio proprietário da Loja Equinautic em Itajaí. Loja com 30 anos no mercado náutico nacional. É capitão MOY – Master of Yachts – pela IYT International Yacht Training de Fort Lauderdale USA. Também é Instrutor pela mesma instituição.
Regulação internacional para prevenir colisões no mar
Existem boias que são comuns ao IALA A ou IALA B. As boias de Perigo Isolado, Águas Livres, Marcas Especiais, Boias de Naufrágio e Marcas Cardinais.
Perigo isolado – indicam perigo na navegação como pedras submersas. São caracteristicamente de cor vermelha e preta com duas bolas pretas sobre a marca. Também tem sinais luminosos brancos com flashes rápidos. Aqui no canal da Marina Itajaí e da Marina Tedesco em Balneário Camboriú pode-se vê-las. Afaste-se sempre.
Aguas livres – são as marcas que indicam que a partir deste momento você está livre para navegar com segurança, já fora do canal. Pode indicar canal estreito também, mas não são vistas aqui no Brasil em muitos lugares. Sua característica é a colocarão vermelha e branca com listras verticais e um bola vermelha no topo da marcação.
Marcas Especiais – Indicam um limite para navegação ou uma obstrução. De cor amarela com uma marca X no topo da boia para marcar dragagem, área administrativa como área de fundeio ou alguma tubulação de esgoto indicando que se deve passar em baixa velocidade.
Boia de naufrágio – Indicam casco soçobrado temporariamente ou não. De cor amarela e azul tem uma cruz amarela no topo da marca.
Marcas Cardinais – estas marcas indicam a posição do perigo e a direção das aguas livres. Elas são colocadas em forma de bússola em relação ao perigo indicado. Devemos passar por elas levando em consideração o N, S, E e W deixando o perigo no centro. Elas São amarelas e pretas e notem que cada uma tem uma posição das cores amarela e preta diferente assim como as marcações do topo.
Ao comandar sua embarcação tenha sempre em mente que estas marcas estão ai por algum motivo. Não tente burlá-las ou achar que são desnecessárias. Se estão ali tem algum motivo. Respeite-as e navegue sempre em segurança
Bons ventos!
Coluna anterior: http://regatanews.com.br/coluna-nautica-com-capitao-moy-guilherme-sucena-regulacao-internacional-para-prevenir-colisoes-no-mar/