Coluna Náutica com Capitão MOY Guilherme Sucena : Regulação internacional para prevenir colisões no mar

0
1068

 

Guilhermeff

Guilherme Sucena é formado em Administração de Empresa com pós graduação em Gestão Hospitalar, em Gestão Empresarial e com MBA em Finanças pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Participou ativamente da gestão do Rio Grande Yacht Club – RGYC.  Foi Comodoro, Presidente do Conselho Deliberativo, vice-comodoro de finanças, diretor de regatas e hoje é conselheiro nato do clube de vela. Atualmente é sócio proprietário da Loja Equinautic em Itajaí. Loja com 30 anos no mercado náutico nacional. É capitão MOY – Master of Yachts – pela IYT International Yacht Training de Fort Lauderdale USA. Também é Instrutor pela mesma instituição.


 

Amigos bom dia. Depois de umas férias da coluna voltamos com um assunto muito importante.


Regulação internacional para prevenir colisões no mar

     Regras para evitar colisão no mar, boias, marcas especiais, cardinal marks, IALA A e IALA B enfim como devemos agir dentro de um canal de navegação ao vermos uma boia de perigo isolado ou dentro de um canal estreito com restrição à navegação.

gui

Não poucas vezes vemos acidentes com barcos por total falta de conhecimento do dono sobre este assunto tão básico, mas que para muitos que não tem experiência pode se tornar um pesadelo.

Como estamos navegando na América Latina, o sistema que usamos aqui é o IALA B – International Association of Lighthouse Authorities.  Na Africa, Austrália, Asia e Europa usa-se o IALA A.

IALA B significa que ao entramos em um porto teremos as boias vermelhas pelo lado de BE e as verdes por BB. Fácil certo? Nem sempre. Uma forma que aprendi de ter isso sempre em mente é criar um processo mnemônico para evitar decorar o que, sem dúvida, será esquecido na próxima navegada. Eu fiz assim: Quando chego em um porto, marina ou clube as marcações em verde estarão ao meu BB, me dando boa entrada, sinal verde, vá em frente. Ao sairmos do mesmo lugar as marcações vermelhas ficam a BB me dando boa viagem, desejando que tenhamos uma boa viagem.

BB – lado bom, lado do coração, nosso lado esquerdo!! Boreste ou estibordo lado direito, marcações verdes.

No canal de entrada e saída das marinas aqui da região acontece o mesmo. Ao entramos na marina, boias verdes por BB e vermelhas por BE no canal principal. Ao vermos uma boia com duas cores, verde/vermelha/verde – vermelha/verde/vermelha indica bifurcação ou marca preferencial de canal. Tem-se ai a indicação do canal principal e do secundário, não tão fundo e que te leva para outra marina ou local de fundeio. A cor do meio vai sempre indicar o canal secundário.

Temos mais marcações importante e voltaremos a elas na próxima coluna.   


Nautica