Adilson Pacheco – é jornalista. Editor do site Regata News e diretor executivo da Editora Digital Adilson Pacheco Comunicação. Tem participado de várias cobertura de regatas como Semana de Vela de Ilhabela e duas Volvo Ocean Race e Regata promovida pelo Iate Clube de Santa Catarina. Fale com colunista: adilsonpachecoredacao@gmail.com
Sem legado televisivo
É impressionante a falta de espaço no jornalismo televisivo brasileiro para o esporte náutico na tv aberta . Se ganhou algum espaço durante as olimpíadas e depois caiu no total silencio. . Realidade não muito diferente também na tv fechada. O jornalismo televisivo não cobre sequer o dia-a-dia dos medalhistas olímpicos: Martine Grael e Kahena Kunze, Izaquias Queiroz dos Santos, Robert Scheidt. Pois é, segundo alguns especialistas o grande dilema é que no futebol altos volumes de patrocínios são conquistados para as coberturas. Já no esporte náutico o desafio é muito grande. Um outro detalhe é que a maioria dos atletas náuticos e de outas atividades esportivas – para se manter em atividade buscam estar nas fileiras das Forças Armadas. Ação dos militares que é aplaudida por todos.
Kat no mar
O veleiro Kat da família Schurmann já está no mar. Desta vez não é para novas aventuras – mas para pequenas viagens corporativas. No sábado quem estava nas praias de Itajaí viu as manobras do Kat. Segundo Vilfredo Schurmann – o veleiro vai para Ilhabela e depois para o Rio de Janeiro. Mas vai logo avisando que tem um nova aventura a ser realizada em breve.
Entrevista com Alexandre Santos, estrategista do Projeto Itajaí Sailing Team
Não é estória de pescador
Iniciando uma história – Pois é, um grupo de pescadores de Itajaí pescaram um tubarão de 5,5 metros de comprimento e 3,5 toneladas em 1992 – a 27 km da costa de Cananéia. O tubarão hoje é a principal atração do museu de Cananéia, região litorânea de São Paulo. O fato foi registrado pela imprensa nacional na época. Um dos pescadores presente nesta façanha foi Geovani Santos. Ele relata que o peixe só ficou na cidade paulista devido estar vencida sua carteira de pescador.
Mussulo 40 cruzou a linha de chegada
Após 16 dias, 14 horas 22 minutos e 12 segundos, o Mussulo 40 chegou ao Rio de Janeiro com muitos motivos para comemorar. A embarcação, patrocinada pela empresa de Telecom Angola Cables, foi a primeira colocada na categoria Double Hand e quarta na geral. Porém, o principal motivo para celebrar é que a dupla formada pelo comandante angolano José Guilherme Caldas e pelo skipper brasileiro Leonardo Chicourel, quebrou o recorde na classe em que disputou a prova. O melhor índice alcançado até então era do barco Privateer, conquistado em 2014, com 17 dias, 20 horas e 43 minutos.
“Somos uma equipe formada apenas por dois tripulantes e apesar de todas as adversidades encontradas ao longo da jornada, conseguimos disputar de igual para igual com tripulações completas de profissionais, em barcos maiores. Apesar de uma largada ruim, por conta de problemas técnicos, conseguimos nos superar, aproveitar todo o potencial do Mussulo 40 para vento forte e rapidamente recuperamos o tempo perdido. Desde o início da regata, nos mantivemos entre as primeiras posições”, afirma José Guilherme Caldas, comandante da embarcação.
Marina Itajaí em expansão
A Marina Itajaí depois de firmar uma parceria com Construtora Mendes Sibara para que os moradores do Marina Beach Towers, através da Construtora Mendes Sibara, que permite o acesso dos seus clientes para embarque e desembarque na cidade vizinha de Balneário Camboriú. Por outro lado, moradores também passam a ter vantagens na Marina Itajaí e podem usufruir de vaga para embarque e desembarque
Marina Itajaí em expansão II
Agora Marina Itajaí dá um dá um passo maior – Em parceria com iates clubes de Joinville (SC) e de Caiobá (PR) disponibiliza tarifários especiais através de descontos progressivos para navegadores associados de até 40% para diárias de veleiros e embarcações de lazer a motor. Também estão em estudo propostas com outros clubes náuticos do país e do exterior. Na área de serviços, a utilização dos equipamentos como o Travel Lift, que ergue embarcações de até 75 toneladas, e o Fork Lift, de até 12 toneladas, além do uso do pátio e o resgate das embarcações, também estão com preços diferenciados.
Volvo Ocean Race
Itajaí recebe pela terceira vez mais uma parada da regata Volvo Ocean Race. A cidade ganhou visibilidade mundial a partir da primeira edição. Hoje a cidade portuária está na agenda dos principais organizadores de eventos esportivos internacionais. Só para exemplificar, a maior regata francesa Transat Jacques Vabre chegou na cidade por duas edições. Com a criação do Convention Visitors Bureau – organismo no focado na captação de eventos a cidade deve receber outros eventos de grande porte internacional, pelo menos esta é a expectativa.
Mané Ferrari o primeiro

Nova política náutica em Santa Catarina Mané Ferrari, Acatmar, é recebido pelo Secretário Leonel Pavan. O presidente da Acatmar foi a primeira autoridade a ser recebida pelo novo Secretário horas depois de ter assumido a pasta. Mané integra o Grupo GT Náutico ligado a Secretaria de Estado – que visa intensificar ações no setor náutico de Santa Catarina. Um dos desafios no novo secretaria é aumentar o fluxo de cruzeiros marítimo
Chegamos a 600 mil
O site Regatanews.com.br está atingindo a 600 mil visualizações. Não podemos deixar de agradecer ao Senhor Espirito por este momento. E não podemos deixar de agradecer aos nossos colunistas: Maria Eduardo, Jully Annye Goedert, Simone Bello, Julio Cardoso, Nelci Seibel, Rodrigo Moreira Rato, Zeni Rates, Raquel Cruz, Isabella Nicolas, Guilherme Sucena,Ricardo Ruas e nossa parceira de cobertura internacionais a velejadora Izabel Pimentel – eles tem contribuído grandiosamente para expansão de visualizações deste site. Claro não podemos deixar de agradecer as agências e assessorias de imprensa que mantém este site com um material novo e atualizado.
Coluna anterior – http://regatanews.com.br/12099/