Inaê consagra-se bicampeão na Copa Brasil e traz novidades para 2017

0
567

o

O Inaê, um Jeanneau 50 DS Performance, faz jus ao nome: com excelente performance, emplacou pelo segundo ano consecutivo a liderança da Copa Brasil de Oceano (ABVO), na classe RGS.

Bayard Neto, um dos filhos do comandante Bayard Filho e tático da embarcação, nos conta um pouco sobre a trajetória do barco nos últimos anos: “Desde 2013 velejamos bastante fora da nossa base, Santos, Ilhabela… este ano participamos do Circuito de Floripa, Ubatuba, Semana de Vela, Circuito Rio, Santos-Rio, Copa Suzuki, Circuito Santos e Copa ICS. Isso nos permite experimentar outros mares e outros ventos, o que favorece muito nosso aprendizado e crescimento.”
Sobre a tripulação, que veleja junto há 7 anos, enfatiza: “temos um excelente entrosamento, com 6 pessoas fixas e outras 3 ou 4 que se revezam a cada regata.”
Há 4 anos, a North Sails fez a troca do mastro do Inaê, após um acidente, por um mastro de fibra de carbono. No mesmo ano, o barco passou a usar nossas velas 3DL que, na avaliação de Neto “oferecem resultados incríveis, com durabiliade e performance fantásticas. O Inaê é um barco de cruzeiro pesado, todo adaptado para regatas, e a North Sails está sempre muito presente, com Gaby Borgström e Paulo Neto – nosso skipper – sempre atentos ao desenvolvimento do barco e às modificações necessárias para garantir nossa atuação nas competições.”

Paulo Neto, representante da NS no Guarujá, skipper do Inaê e trimmer da vela Mestra durante as regatas, comenta: “Ano que vem vamos passar da classe RGS para a IRC, e apostaremos nos spinnakers assimétricos da North Sails. A primeira regata do ano será o Circuito de Floripa, já no início de fevereiro”.