Guilherme Sucena, 49 anos, é formado em Administração de Empresa com pós graduação em Gestão Hospitalar, em Gestão Empresarial e com MBA em Finanças pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Participou ativamente da gestão do Rio Grande Yacht Club – RGYC. Foi Comodoro, Presidente do Conselho Deliberativo, vice-comodoro de finanças, diretor de regatas e hoje é conselheiro nato do clube de vela. Atualmente é sócio proprietário da Loja Equinautic em Itajaí. Loja com 30 anos no mercado náutico nacional. É capitão MOY – Master of Yachts – pela IYT International Yacht Training de Fort Lauderdale USA. Também é Instrutor pela mesma instituição.
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Bandeira “O” – quando içada significa Homem ao Mar
Esta é uma das piores situações que podem ocorrer a bordo. Por mais que pareça simples, é sempre uma situação que requer muita atenção e preparo da tripulação para que o resgate seja feito de forma rápida e segura.
Não são poucos os casos de pessoas que perdem a vida por caírem do barco. Tripulantes experientes como Hans Horrevoets tripulante do ABN AMRO 2 foi varrido por uma onda na regata VOR e morreu algumas horas depois de hipotermia. Érick Tabarli, famoso velejador francês, também despareceu no mar, provavelmente ao cair do barco em alguma manobra ou tempo ruim.
Como agir em caso de emergência causada por homem ao mar? São, basicamente, duas situações:
Se a pessoa é vista caindo do barco.
- Jogue a boia salva vidas imediatamente;
- Diminuir a velocidade da embarcação de imediato;
- Alerte a tripulação com 3 sinais sonoros prolongados ou verbalmente em caso de embarcações menores;
- Reunir a tripulação e passar as instruções para o resgate;
- Marcar a posição do MOB no GPS
- Definir os observadores os quais não devem tirar o olho da pessoa no mar;
- Usar o VHF para pedir socorro “MAYDAY” ou “Pan Pan” se identificada alguma emergência.
Se a pessoa está desaparecida
- Alerte a tripulação;
- Diminua a velocidade da embarcação imediatamente;
- Conte o número de pessoas a bordo e pergunte quem foi o último a ver a pessoa desaparecida. Servirá como ponto de referência de tempo para que a embarcação retorne.
- Vire a embarcação no rumo recíproco;
- Usar o VHF para pedir socorro “MAYDAY” ou “Pan Pan” se identificada alguma emergência.
- Inicie a busca com toda a tripulação ajudando.
Uma coisa é muito importante nesta hora. PREPARAÇÂO e TREINAMENTO. Não economize tempo em treinamento e informação a todos. Isto pode salvar uma vida.
Bons ventos!
Coluna anterior – http://regatanews.com.br/coluna-nautica-com-capitao-moy-guilherme-sucena-regata-vola-ilha-floripa/