Brasileiros mudam hábitos e reciclam o comportamento de consumo

0
398

 

4

 

 

Em tempos difíceis, especialista dá dicas para evitar crise dentro de casa com novas alternativas

Nos últimos anos o Brasil vem passando por momentos conturbados, isso acarretou em uma das maiores crises do país. O aumento nos preços e impostos, salários reduzidos, demissões em diversos setores, falta de água, tudo isso fez com que os brasileiros parassem para reavaliar os seus hábitos. Em meio a tantos problemas, especialistas afirmam que é possível tirar proveito desses momentos se as pessoas reciclarem o seu comportamento de consumo.

De acordo com Fábio Cassanti Diretor de Tecnologia da Samatec, as pessoas começaram a prestar atenção e modificar alguns hábitos de consumo exagerado que geravam gastos desnecessários e passaram a criar outros mais saudáveis para o bolso. Na maioria das vezes não existe uma ação ponderada, a solução é o corte geral, o que ajuda na diminuição dos gastos, porém pode causar um sentimento de insatisfação e revolta, atrapalhando todo o processo de mudança. Hoje, famílias inteiras buscam o equilíbrio financeiro, e segundo Fábio existem diversas formas para evitar crises dentro da própria casa.

“Infelizmente, a maioria das pessoas precisam passar por momentos de ‘sufoco’ para enxergar a realidade. É preciso ter uma consciência mais equilibrada de consumo, assim não será necessário o corte total, apenas uma adequação dos hábitos, e isso já está acontecendo. Cada vez mais as pessoas buscam alternativas, uma delas é manutenção e troca de peças em eletrodomésticos, o que ajuda e muito na economia familiar. Nós temos todos os itens necessários para manutenção de Refrigeradores e Máquinas, e percebemos que hoje em dia é preferível, e bem mais em conta, arrumar do que trocar de um aparelho”, revela Fábio Cassanti, Diretor de Tecnologia da Samatec, empresa há mais de 25 anos no ramo de eletrodoméstico residencial e comercial.

Segundo o especialista a manutenção ou a troca de uma peça, pode gerar até 85% de economia e deixar o aparelho em perfeitas condições de uso. A máquina de lavar e/ou lavadoras por exemplo, são itens indispensáveis que representam de 2% a 5% no valor da conta de luz. “Muitas vezes por não passarem por uma manutenção adequada, elas acabam consumindo mais energia e mais água, e mesmo que a pessoa reduza a frequência de lavagens a conta pode não mudar muito” alerta Fábio. Ele finaliza dizendo que essas mudanças devem ser seguidas com ou sem crise, assim terá um aparelho em bom estado por muito mais tempo, sem surpresas com a conta no final do mês.