Isabella Nicolas é jornalista, escritora e cineasta. Residente no Rio de Janeiro é sócia diretora da produtora Book Filmes (www.bookfilmes.com.br).Entre seus inúmeros livros e documentário está a saga do primeiro e único barco brasileiro a participar de uma Volvo Ocean Race, Brasil 1.
O amigo Adilson Pacheco há tempos vem aguardando que eu aceite seu convite para assinar uma coluna sobre cinema em sua Regata News.
“Pequeno Segredo”
Entrei neste fascinante mundo da vela em 2004, quando comecei a produção de um filme que iria documentar a experiência inédita a ser vivida por brasileiros numa volta ao mundo. Segui o barco Brasil 1 na Volvo Ocean Race e, dois anos depois, lancei o documentário “Senhores do Vento”. A comunidade da vela adorou o filme e eu adorei a comunidade da vela. Tanto que resolvi fazer um novo filme, desta vez sobre a história da vela no Brasil, desde a chegada das naus portuguesas até os grandes campeões de hoje.
Aí, novamente sob o patrocínio da Volvo, veio o “Mar Me Quer”, filme que me uniu ainda mais a todo esse universo. Depois de transformar o filme em livre homônimo, lançado ano passado, voltei à produção de longas, aos sets, ao trabalho com elenco, ao frenesi que produzir filmes no Brasil representa.
Por falta de tempo, me afastei do mar, dos barcos, dos amigos. Mas a alma já anda salgada. O mar e seus adoráveis habitantes são parte da minha vida. E poder escrever para eles, através desta coluna, é um prazer e uma honra. Só estava aguardando uma ocasião onde os dois mundos, que tanto admiro, do mar e do cinema, se encontrassem.
E essa ocasião veio agora, com o lançamento do filme do amigo David Schurmann. “Pequeno Segredo”, lançado recentemente em circuito nacional, foi o filme escolhido pela classe para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar. Depois de uma semana em cartaz, o público brasileiro mostrou que faz coro a quem elegeu este longa para uma disputa tão concorrida. Excetuando os grandes blockbusters americanos, o longa teve o maior público nas salas.
O filme fala deste tipo de amizade que a paixão em comum pelo mar é capaz de gerar. A história por trás deste segredo não é segredo para a maioria dos velejadores. Mas isso não vai impedir aos que assistirem o filme de se emocionar. Na pré-estreia, ocorrida durante o festival do Rio, a plateia do cinema Odéon, lotado, aplaudia de pé, enquanto alguns ainda secavam as lágrimas. Uma belíssima história. Um filme sincero sobre uma linda história de amor pelo outro, pelo mar, pela vida. “Pequeno Segredo”, de David Schurmann, com Julia Lemmertz e Marcelo Anthony.
Corram pro cinema e emocionem-se!