Adilson Pacheco é jornalista. Executivo da APC
Editor do site Regatanews.com.br
E-mail: adilsonpachecoredacao@gmail.com
Itajaí Sailing Team
O time de Itajaí no esporte náutico ficou em segundo lugar no 47º Circuito Rio de Vela. O time no comando de Gusmão tem conquistado um privilegiado espaço na elite náutica nacional. O técnico do time é o velejador olímpico André Bochecha – que já participou da Volvo Ocean Race em três edições.
Bochecha
Vale destacar que Bochecha fez parte do lendário Brasil 1, único barco nacional a participar da regata volta ao mundo. Pois é, o Brasil 1 é peça de museu na sede da VOR em Alicante.
Torben na Star Sailors League
Ganhador de cinco medalhas olímpicas, uma Regata Volvo Volta ao Mundo e uma Louis Vuitton Cup além de outros títulos, Torben Grael confirmou presença entre as 25 privilegiadas tripulações classificadas para a Star Sailors League (SSL) Finals entre 27/11 e 03/12, com sede no Nassau Yacht Club (NYC). O consagrado velejador brasileiro terá como proeiro o experiente Guilherme de Almeida (Madá). A dupla obteve o quinto lugar na Tradicional Bacardi Cup no primeiro semestre, em Miami, entre 70 barcos da Star.
Torben ocupa o oitavo lugar no ranking da SSL dos timoneiros, enquanto Madá é o 14º colocado entre os proeiros. Na SSL, a melhor posição de ambos foi o sétimo lugar no Lake Grand Slam da Suíça em 2015. Os 12 velejadores mais bem classificados nos rankings da SSL têm vaga assegurada nas Bahamas, os demais são convidados por critério técnico, reunindo principalmente medalhistas olímpicos e campeões mundiais, não apenas da classe Star.
Volvo Ocean Race

Até o momento não se tem notícia de participação de brasileiros na edição 2017/2018. Mas o CEO da Volvo Ocean Race Mark Turner “sonha” em ver Martine Grael em um barco. A declaração de Turner concedida com exclusividade ao Regatanews.com.br repercutiu. Mas só passou de um sonho de Mark – Martine Grael foi enfática – “Eu não recebi convite, mas ainda tem poucos times confirmados. Não estou esperando receber um”.
China

A China participa com um parada e um barco nacional na próxima edição. Team Dongfeng da China, retornando para uma segunda corrida consecutiva, com o capitão francês Charles Caudrelier mais uma vez à frente na sequência de um pódio em 2014-15. Este é o segundo barco a confirmar participação
Primeiro
Faltando 15 meses do início da próxima edição, primeira equipe anunciada foi AkzoNobel. O skipper Simeon Tienpont. – velejador fez parte da equipe do Vestas que colidiu com recifes durante a edição anterior da Volvo Ocean – e que foi classificado como maior “acidente” registrada naquela edição.
Itajaí
A cidade de Itajaí recebe pela terceira vez uma parada da Volvo Ocean Race. Os barcos chegam a Itajaí em 2018 e serão recepcionados pelo prefeito-eleito Volnei Morastoni. Caberá ao novo administrador municipal a batida do martelo – para a cidade se credenciar para uma quarta parada.
Transat
Organizadores da regata francesa Transat Jacques Vabre já protocolaram interesse da cidade sediar uma terceira edição a regata francesa. A palavra cabe ao prefeito eleito Volnei Morastoni. O documento está na mesa da Secretaria Muncipal de Turismo, Valdete Campos.
Acatmar

O presidente da Acatmar Mané Ferrari vem realizando vários eventos nos municípios de região que margeiam rios e mar. Depois do Projeto Limpeza de Oceanos – a Acatmar se volta para Blumenau. A cidade é cortada pelo rio Itajaí-Açu que agora vira um centro de lazer náutico. O “Blumenau a Bordo” – movimentou a cidade mais alemã do Brasil.
Regata Marejada

O sábado (12) na Marejada será marcado pela chegada de diversos barcos na Vila da Regata. Isso porque nesse dia serão realizadas duas competições com quase 40 barcos em diferentes categorias. A 13ª Regata Marejada de Vela Oceânica deve contar com 15 veleiros de seis classes e 2ª Regata de Vela ANI Monotipos contará com 3 classes e 20 barcos.
ANI
Enquanto a regata da Associação Náutica de Itajaí (ANI) realizará suas provas na Bahia Affonso Wippel, a partir das 13h, a Regata Marejada larga os barcos de Florianópolis com destino à Itajaí. Além das emocionantes disputas e da chegada dos competidores durante toda a tarde de sábado (12), haverá cerimônia de premiação aos competidores na Vila da Regata a partir das 19h.