Coluna do Adilson Pacheco – Da Redação
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Baia
A baia sul é um vasto deserto marítimo. No final de semana dava para contar as poucas embarcações que navegam por ali. Pelo visto a movimentação dos iates, barcos de pesca fica mais concentrada para o interior da ilha de Santa Catarina, nas praias. Um outro ponto dentro da tão falada mobilidade urbana – a ausência de transporte marítimo é a falta de uma política voltada para reduzir o fluxo de veículos entre o continente e ilha. Basicamente o acesso a ilha só se dá pelas duas pontes. A ilha não tem transporte marítimo.
Ilha sem navios
Alguns manézinho estão criticando Itajaí por estar fora do roteiro de cruzeiro marítimo. Pois é, a Ilha de Santa Catarina não tem nenhuma infraestrutura para atracação de cruzeiros. E pior… pelo que se ouve – parece que o poder pública municipal e estadual não tem interesse neste tipo turismo para a Ilha de Santa Catarina. Pelos menos é o demonstra uma reunião ocorrida na segunda feira no Palácio do Governo na Agronômica. O governador Raimundo Colombo estava reunido com o vice Eduardo Moreira, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), e o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz. Tema da reunião: rota de cruzeiros marítimos em Santa Catarina. Um detalhe o foco da conversa ficou em volta de Porto Belo, Balneário Camboriú, Itajaí e São Francisco do Sul.
Ilha sem navios II
Para o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, este é um setor que tem um impacto muito positivo na economia. “Estamos trabalhando para aproveitar um potencial que todos sabemos que existe, mas que envolve burocracia, limites de infraestrutura e questões ambientais. Estamos avançando, e novos passos estão se concretizando”, destacou Colombo.
Ilha sem navios III
“O potencial é enorme, o estado possui cinco portos em condições de receber os navios. Aqui, estamos no meio do caminho entre os portos da Argentina, Uruguaia e os principais do Brasil”, comentou Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.
O presidente da Clia (Associação Internacional de Cruzeiros), Marco Ferraz, adiantou que a Receita Federal já concluiu as obras para a construção do Posto de Alfândega e Porto Belo, no litoral catarinense.
Segundo Ferraz, a inclusão de Porto Belo na rota dos cruzeiros internacionais, por meio da instalação de um posto da Receita Federal no píer da cidade, e a adaptação da Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, para funcionar também como um ponto de recebimento de grandes navios de turismo, impulsionará o turismo de cruzeiros no Estado e, consequentemente, no Brasil. “Nesta temporada, já temos seis escalas confirmadas, mas estamos revendo itinerários com nossas empresas associadas. Com certeza, o impacto será maior na temporada 2017/2018”, informou.
Ilha sem Navios IV
Estudo realizado em parceria entre a Clia e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta um gasto médio de R$ 438 por turista de cruzeiro em cada escala. Para a próxima temporada, que terá início em 21 de novembro, o setor contará com 381 mil leitos e oferecerá 108 roteiros. Conforme dados da Abremar, 82% dos passageiros de cruzeiros afirmam ter a intenção de desembarcar nos destinos para ter experiência em terra. (Leia a matéria completa no site http://regatanews.com.br/balneario-camboriu-na-rota-cruzeiros-internacionais-de-turismo/)
Gusmão
Gusmão depois de ser um dos árbitros na Rio 2016 arbitrou a regata Baia Sul promovida pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha realizada no sábado.
Back
– É impressionante o desenvolvimento do Iate Clube de Santa Catarina. Sãos mais de 30 promoções sociais, recreativas e náutica promovida pelo um dos maiores clube do Brasil. Alexandre Back comodoro reeleito promete mais ações dentro do clube.
Veleiros
Regata News em Florianópolis – Quantos veleiros tem em Itajaí? Bom, na regata Baia Sul realizada aqui em Florianópolis tinha 10 veleiros participantes – com disputas, confraternização e premiação. Itajaí já tem seu time de vela – Itajaí Sailing Team; tem uma escola formação de remadores a Ani, Associação Náutica de Itajaí, tem um Iate Clube Cabeçudas – que não tem barcos. Tem a Marina Itajaí – o que está faltando para se ter uma regata a cada dois meses???
Sem barcos
Enquanto transitava pelo Iate Clube de Santa Catarina – aguçou uma pergunta – porque o Iate Clube de Cabeçudas não tem barcos? Bom tai uma pauta para os próximos dias.
Premiação
Regata News em Florianópolis – Regata e Premiação dos vencedores da Regata Baia Sul promovida sábado pelo Iate Clube de Santa Catarina. Cobertura completa curta na edição da TV Regata News Floripa – veja no link: http://regatanews.com.br/category/regata-news-tv/
ICSC na Rio2016
Um time de peso do Iate Clube de Santa Catarina na Rio 2016. Sob o comando do Ricardo Navarro todo o desenvolvimento envolvendo o esporte náutica nas Olimpíadas tinha um ação de um técnico do ICS. Além dos 360 profissionais, o cargo de Field o Play Management ocupado por Ricardo Navarro trazia a responsabilidade de coordenar 110 embarcações, 600 rádios, 7 áreas de competição, 180 boias, 6 equipes de Comissão de Regatas, 80km de cabos, 1,5 toneladas de âncoras e pesos e 300 bandeiras durante as competições que reunirão mais de 400 atletas. Curta na TV Regata News a entrevista com Luca e Gusmão que participaram deste equipe de elite do esporte náutico catarinense. (veja no link: http://regatanews.com.br/category/regata-news-tv/)
Daifa
A arquitetura do Hotel Daifa se diferencia – o estilo europeu e os barcos no iate clube fazem a prainha um recanto com ar europeu. A Ilha e seus recantos e encantos. Pois é, o nosso parceiro Daifa é a nossa grande dica de hospedagem na Ilha. Quer saber mais: http://www.hoteldaifa.com.br/- R. Profa. Maria Júlia Franco, 294 – Prainha, Florianópolis – SC, 88020-280-Telefone: (48) 3225-8300