Portugal: Grandes veleiros a caminho da The Tall Ships Races Lisboa 2016

0
594

The Tall Ships Races Lisboa 2016.A The Tall Ships Races, maior festival náutico gratuito da Europa, está prestes a chegar a Lisboa para uma edição que contará com mais de 50 grandes veleiros de todo o mundo, 5.000 jovens tripulantes de várias nacionalidades e cerca de 1 milhão de visitantes.

De 22 a 25 de julho, o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa será palco do maior festival gratuito da Europa que, para além dos navios atracados, terá igualmente diversas atividades para os visitantes.
O evento foi apresentado, esta sexta-feira, numa cerimónia realizada na Casa da Balança, Ribeira das Naus, e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do Presidente da APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, João Lúcio.

Ao longo dos quatro dias, os visitantes terão a oportunidade única de subir a bordo e conhecer alguns dos maiores veleiros do mundo. Por sua vez, os jovens a partir dos 15 anos de idade podem embarcar nos navios participantes da regata através do programa ‘APORVELA Jovem’, que espera colocar 500 tripulantes portugueses a navegar.
Para João Lúcio, Presidente da APORVELA, “a The Tall Ships Races Lisboa 2016 é uma excelente oportunidade para afirmar Lisboa como a Capital Atlântica da Europa, reforçando o compromisso histórico da cidade com o mar. Aguardamos com muita expetativa esta edição comemorativa do 60º aniversário da The Tall Ships Races e estamos em crer que irá superar 2012.”

Este ano, a The Tall Ships Races passa por quatro portos (1.955 milhas náuticas), tendo partido de Antuérpia (Bélgica), no dia 7 de julho. A primeira etapa é Lisboa, de 22 a 25 julho, seguindo depois para Cádiz (Espanha), de 28 a 31 de julho. A regata termina na Corunha (Espanha), de 11 a 14 de agosto.

A The Tall Ships Races Lisboa 2016 tem como co-organizadores a Câmara Municipal de Lisboa, a Administração do Porto de Lisboa, o Lisbon Cruise Terminals e a APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela.