Semana de Vela de Ilhabela tem primeiras regatas no domingo

0
390

 

Foto:Duna
Foto:Duna

 

 

 

 

Maior evento náutico da América Latina mistura atletas olímpicos com velejadores amadores de 1º a 9 de julho

As regatas da 43ª Semana de Vela de Ilhabela começam neste domingo (3) no litoral norte de São Paulo. Serão 13 classes de barcos disputando mais de 100 regatas, que fazem do evento o maior da modalidade na América Latina. O clima de Olimpíada dará o tom da competição neste ano com as presenças de pelo menos dois atletas que disputarão no mês que vem a Rio 2016: Samuel Albrecht – representante da NACRA – e Jorge Zarif – velejador de Finn. Além dos velejadores, outros profissionais estarão envolvidos com Semana de Vela de Ilhabela e olimpíada, como os árbitros Nelson Ilha, Cuca Sodré, Fábio Bocchiareli e Cláudio Buckup.

”Será a minha oportunidade de descansar um pouco e mentalizar a Rio 2016. Nesse período vou dar uma pausa nos treinamentos de NACRA com a Isabel Swan para depois voltar com tudo para os últimos treinos antes da olimpíada lá no Rio de Janeiro”, contou Samuel Albrecht, comandante do Crioula, que mede nas classes ORC e Soto40.

A regata que abre a Semana de Vela de Ilhabela será a Mitsubishi Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. A prova, com largada prevista para 10h, tem ao todo 55 milhas – quase 100 quilômetros. ”Esperamos uma regata muito interessante levando em conta a dificuldade do percurso e a força das tripulações em seus barcos, disse Cuca Sodré, organizador do evento.

Os barcos das classes ORC, IRC, BRA-RGS A e B e RGS SILVER farão a Mitsubishi Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, no domingo (3). No mesmo dia, a Semana de Vela de Ilhabela promove a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste para C-30, HPE 30, Mini, Bico de Proa, Clássicos e BRA-RGS C. Para os HPE25 e J70 será disputada a Regata Renato Frankenthal.

Slide2

O Navio Veleiro “Cisne Branco” está nas águas de Ilhabela e já se transformou em um cartão-postal do evento. A Marinha do Brasil incorporou a galera de três mastros em 2000 e a embarcação é utilizada no treinamento de todo o pessoal em formação nas Forças Armadas, principalmente os Aspirantes da Escola Naval.

Ilhabela está pronta para o evento! Em toda a ilha, os turistas e a comunidade local são impactados pela Semana de Vela, competição que atrai um número expressivo de turistas nas férias de julho. As pousadas, restaurantes e o comércio estão preparados para receber o campeonato. “Será uma grande Semana de Vela, com as competições dos monotipos, onde tudo começa; as acirradas regatas de vela oceânica, com a organização do Yacht Clube Ilhabela, e ainda uma vasta programação cultural nas noites da Vila. Será um grande evento, à altura da Capital Nacional da Vela e que envolverá nossos moradores e os turistas que nos visitam”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

 

Programação tem show com Paralamas do Sucesso e festa da Semana de Vela

A Vila de Ilhabela vai receber nas férias de julho uma programação cultural completa em paralelo com o evento esportivo. Nesta sexta-feira (1º) ocorre a abertura oficial, a partir de 17h. No sábado (2), destaque para o show dos Paralamas do Sucesso, uma das bandas mais famosas do Brasil. Outros shows musicais, espetáculos culturais, palestras e gastronomia na Vila terão vez diariamente no centro histórico da ilha.

Na sexta-feira (8), a organização reeditará a festa com premiação na Marina Porto Ilhabela (Av. Almirante Tamandaré, 304), a partir de 20h. No sábado (9), haverá o desfile das embarcações com a presença do Cisne Branco, a partir de 10h. A premiação dos campeões será à noite.