Balneário Camboriú – Gastronomia Consciente alerta para a importância da compostagem

0
296

 

gastroconsciente (1)Acontece terça-feira, 24, a segunda edição do Gastronomia Consciente. O evento é promovido pelo Núcleo de Gastronomia da Acibalc e acontece na sede da entidade, com o intuito de mostrar a importância de combinar a gastronomia com o lado sustentável.

Quem comanda essa segunda edição do evento, que tem entrada gratuita, é o professor Germano Güttler, que é engenheiro agrônomo e professor da Udesc. Desde 2005, ele atua na serra catarinense com o programa “Lixo Orgânico ZERO”, que trabalha a importância da compostagem para redução da eliminação de lixo orgânico. Em Balneário, ele falará sobre os problemas e custos associados ao lixo orgânico, soluções para isso e incentivará e mostrará o sucesso das mini compostagens ecológicas, que podem ser feitas por todos.

O coordenador do Núcleo, Gustavo Zadrozny, explica que o intuito é conscientizar o público, que deverá ser formado não só por profissionais da gastronomia, mas também pela comunidade em geral, já que é aberto a todos. “O tema foi escolhido pensando no projeto do professor Germano, que já é consolidado em Lages. Essa ação não é difícil de ser executada, mas precisa do envolvimento de toda a população, desde residências, como também escolas e empresas. Nosso objetivo é trazer isso para Balneário. Se isso se consolidou em Lages, também podemos fazer acontecer aqui”, diz.

Segundo Gustavo, o projeto é ambiental, social e econômico. Em Lages, por exemplo, participam mais de 10 mil casas e 100 escolas. O programa incentiva os alunos a fazerem suas hortas através da compostagem.

A expectativa é fazer com que todos os presentes vejam a importância do projeto. “Queremos conscientizar o público, mostrando um projeto de sucesso e que deu muito certo. Se toda a população colaborar, isso pode virar realidade aqui”, afirma.





*EDIÇÃO DA REDAÇÃO/ EDITORIAL EDITION
*Edição – Adilson Pacheco
MTB: 0002362/SC
E-mail: adilsonpachecoredacao@gmail.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/adilson.pacheco.75
Facebook: https://www.facebook.com/Regata-News-698702346874230/?fref=ts
Issuu: https://issuu.com/regatanew_sc
http://www.dailymotion.com/adilson-pacheco1
Linkedin:https://br.linkedin.com/in/adilson-pacheco-6337a24a