Florianópolis – Iate Clube de Santa Catarina inicia mais uma temporada da Copa Veleiros de Oceano

0
158

 

IATE CLUBERegata aconteceu nesse sábado e contou com vinte e duas embarcações na primeira etapa do ano. A temporada 2016 da Copa Veleiros de Oceano inclui a realização de dez etapas entre fevereiro e dezembro, com o término das disputas ocorrendo na tradicional Regata Volta à Ilha. A próxima etapa acontece no dia 19 de março, com a realização da Regata Cidade de Florianópolis.


*Danilo Cabloco, Florianópolis
ICSC
Post:29/02-20:57

 

Com vinte e duas embarcações, um ótimo número de presentes para o começo de ano, teve início nesse sábado a Copa Veleiros de Oceano reunindo a flotilha de vela oceânica do Iate Clube de Santa Catarina. A Regata Centro-Jurerê abriu a temporada 2016 em um dia que contou com um pouco de tudo: sol, chuva, vento nordeste e sul no percurso entre a Baía Norte e a Sede Oceânica de Jurerê.

 Com largada próximo ao Trapiche da Beira Mar Norte, as embarcações largaram com vento nordeste fraco, variando entre 6 e 8 nós. O percurso incluía uma boia no mangrulho e outra em Santo Antônio, seguindo para as Ilhas de Ratones Grande e Francês (essa somente para as embarcações das classes C30, ORC e RGS A) antes de fechar o percurso próximo à Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina.

 Com o passar das horas, a chuva apareceu e o vento sul apertou entre 10 e 12 nós. Na regata longa, a primeira embarcação a cruzar a linha de chegada foi o Catuana Kim, que com o resultado garantiu a vitória na etapa. Logo após, os barcos da classe C30 completaram o percurso, com vitória para o Katana com vantagem de quase cinco minutos para o Cortavento.

 Na RGS A, o atual campeão brasileiro, Zephyrus, foi o vencedor da etapa, superando o Bruxo, segundo colocado, e Plancton, terceiro, após o tempo corrigido. A disputa mais equilibrada do dia marcou a classe RGS B. O Vingador, vencedor da regata, superou o Tintium, vice-campeão, por apenas 10 segundos na correção do tempo. Em terceiro lugar ficou o Cecris V.

 Já pela RGS Cruzeiro, o Xamego confirmou a vitória, com Açores II em segundo e Klymmp em terceiro. Fechando o dia, na classe Início/Retorno melhor para a embarcação Sani, campeã da etapa, com o Gabriela P terminando em segundo.

A temporada 2016


da Copa Veleiros de Oceano inclui a realização de dez etapas entre fevereiro e dezembro, com o término das disputas ocorrendo na tradicional Regata Volta à Ilha. A próxima etapa acontece no dia 19 de março, com a realização da Regata Cidade de Florianópolis.



 


EDIÇÃO DA REDAÇÃO
Edição – Adilson Pacheco
MTB: 0002362/SC
adilsonpachecoredacao@gmail.com
https://www.facebook.com/adilson.pacheco.75
https://issuu.com/regatanew_sc