Três brasileiros avançam em diferentes frentes internacionais rumo a Los Angeles 2028

0
30
Créditos: Acervo Pessoal

O caminho até os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 passa por diferentes mares, condições de vento, adversários e classes olímpicas. Nesta semana, a Equipe Olímpica LA2028, do Instituto Bons Ventos, tem Lucas Fonseca, Mateus Isaac e Valentina Guimarães competindo simultaneamente em três países da Europa.

Lucas Fonseca está em Akyaka, na Turquia, onde ocupa a 10ª colocação no Campeonato Europeu de Formula Kite. Mateus Isaac disputa o Mundial de iQFOiL em Weymouth e Portland, no Reino Unido, e aparece em 20º. Na Irlanda, Valentina Guimarães está em 78º no Campeonato Mundial Feminino de ILCA 6, realizado em Dún Laoghaire.

As três provas têm regatas previstas até sábado (12) e integram o planejamento de preparação dos velejadores brasileiros para o ciclo olímpico.

O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com patrocínio do Grupo Energisa, Icatu Vanguarda e OceanPact.

A melhor posição brasileira até o momento é de Lucas Fonseca. O maranhense soma 18 pontos líquidos depois de cinco regatas no Europeu de Formula Kite. Ele teve dois quartos e dois quintos lugares, enquanto o oitavo resultado foi descartado.

Mateus Isaac também está entre os 20 primeiros. O paulista soma 52 pontos líquidos no Mundial de iQFOiL e tem como melhores resultados um terceiro lugar, dois sétimos e um nono. O gaúcho Guilherme Plentz está em 98º.

Valentina Guimarães soma 142 pontos líquidos após cinco regatas na Irlanda. A pernambucana registrou dois 34º lugares, um 31º e um 43º, além de descartar um 46º. Ana Carolina Roth, gaúcha, ocupa a 94ª posição.

Mais do que disputar posições, os três eventos cumprem uma função dentro do planejamento da Equipe Olímpica LA2028. A experiência internacional serve para enfrentar diferentes adversários, experimentar equipamentos, levantar dados de competição e apontar os aspectos que precisam de evolução nas próximas etapas.

Para Lucas Fonseca, o Europeu de Formula Kite também representa uma etapa importante antes do Campeonato Mundial de Vela de Fortaleza (CE), previsto para janeiro de 2027.

Lucas Fonseca mantém foco em Fortaleza

A temporada internacional de Lucas Fonseca ganhou sequência na Turquia depois de uma série de bons resultados. Em maio, o atleta terminou o Campeonato Mundial de Formula Kite, em Viana do Castelo, Portugal, na quarta colocação. Em agosto, repetiu o quarto lugar no Mundial Sub-21, em Urla, na Turquia.

O velejador continuou no país após o Mundial Sub-21 e iniciou a preparação em Akyaka. Juan Sienra conduz o trabalho na Turquia, enquanto Bruno realiza o planejamento no Brasil. Os profissionais mantêm troca de informações durante o processo.

“O trabalho do Lucas comigo em Akyaka e o do Bruno no Brasil, mesmo em contextos diferentes, estão sendo conduzidos com alta intensidade e muita troca de informações. O objetivo é aproveitar esse período para evoluir tecnicamente, testar conceitos técnicos e equipamentos”, afirmou Juan Sienra, treinador de Lucas Fonseca.

A comissão técnica considera o campeonato europeu uma oportunidade para avaliar o estágio atual do trabalho e reunir informações que serão importantes para os próximos meses.

“Para o Europeu, vejo o campeonato principalmente como uma etapa importante de preparação. Vamos usar, claro, os resultados, mas principalmente os dados e as situações de competição para entender onde estamos e definir as bases do trabalho dos próximos meses”, explicou Juan Sienra.

“O nosso grande objetivo é Fortaleza 2027, então precisamos encarar cada etapa como parte desse processo e sair do Europeu com informações claras sobre o que precisamos desenvolver daqui para frente”, completou.

Mundial de iQFOiL reúne Mateus Isaac no Reino Unido

O Mundial de iQFOiL tem Mateus Isaac na 20ª colocação após as regatas realizadas em Weymouth e Portland. O campeão pan-americano chegou antecipadamente ao Reino Unido para realizar sua preparação na região que recebeu as provas de vela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O brasileiro tem 52 pontos líquidos e já conseguiu resultados de destaque na competição. Entre eles estão um terceiro lugar, dois sétimos e um nono.

A temporada de 2026 também registra o título do iQFOiL International Games de Cádiz, na Espanha, e o 15º lugar no Campeonato Europeu de Portimão, Portugal.

Em julho, Mateus disputou a Long Beach Olympic Classes Regatta, na futura raia olímpica de Los Angeles 2028. O resultado foi a 13ª colocação, além da conquista de uma vaga para o Brasil na classe nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2027.

“Primeiro temos que classificar para a flotilha ouro, depois chegar à Medal Series. A partir daí, é entrar no último dia com a possibilidade de brigar por uma boa colocação e até pelas medalhas”, completou Mateus Isaac.

Valentina Guimarães encara principais nomes da ILCA 6

A disputa de Valentina Guimarães em Dún Laoghaire faz parte de sua passagem das categorias de base para as competições adultas. No Campeonato Mundial Feminino de ILCA 6, a pernambucana está em 78º, com 142 pontos líquidos depois de cinco regatas.

Em agosto, Valentina participou do Mundial Júnior de ILCA 6, em Aarhus, na Dinamarca. Terminou a competição em 17º entre 122 participantes, depois de chegar à sétima colocação durante o campeonato.

A adaptação às condições irlandesas também faz parte da experiência da atleta.

“O Mundial é um campeonato extremamente relevante. As melhores atletas do mundo estão aqui na Irlanda. O clima é muito frio, muito diferente para quem vem do Nordeste, como eu. Por isso chegamos cedo para fazer uma adaptação, e os treinos estão sendo muito legais”, afirmou Valentina Guimarães.

Após a competição, a atleta terá outro desafio internacional. Convocada pelo Time Brasil, Valentina representará o país nos Jogos Sul-Americanos Santa Fé 2026, na Argentina, competindo na classe ILCA 6. O calendário de dezembro ainda prevê o Mundial da Juventude, em Portugal.

A agenda dos três velejadores reforça o planejamento da Equipe Olímpica LA2028. A estratégia prevê participação frequente em competições de alto nível para gerar experiência, contato com adversários internacionais e informações técnicas úteis ao desenvolvimento dos atletas.

O projeto Equipe Olímpica LA2028 é realizado pelo Instituto Bons Ventos e reúne atletas brasileiros que estão em preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio do Grupo Energisa, Icatu Vanguarda e OceanPact, e apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Sobre o Instituto Bons Ventos

O Instituto Bons Ventos tem atuação voltada ao desenvolvimento do esporte, trabalhando com gestão especializada de projetos, realização de competições e apoio à carreira de atletas. A organização foi fundada por atletas olímpicos, medalhistas pan-americanos, campeões mundiais, gestores esportivos e empresários do setor, com o objetivo de transformar o esporte em ferramenta de desenvolvimento social.

A entidade trabalha na estruturação e viabilização de iniciativas esportivas por meio de mecanismos de incentivo fiscal e possui expertise na Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006), além de legislações estaduais e municipais correlatas.

Desde a captação de recursos junto ao mercado até a execução dos projetos e a prestação de contas, o Instituto Bons Ventos atua nas diferentes etapas do ciclo. A instituição busca ampliar oportunidades para atletas, facilitar o acesso ao esporte e contribuir para a formação de novas gerações dentro e fora das competições.